Hope Care obtém certificação que valida plataforma HC Alert como equipamento médico

Empresa da comunidade Óbidos Parque

250

A Hope Care, líder em soluções de saúde digital com sede no Óbidos Parque, acaba de obter a certificação EU MDR Classe IIb para a plataforma HC Alert, um sistema de analítica aplicada à telemonitorização de dados de saúde que recolhe e monitoriza sinais vitais à distância.

Esta certificação, anunciou a empresa, valida o HC Alert como um equipamento médico ou Software as a Medical Device (SaMD), e garante que as informações geradas pela plataforma estão em conformidade com os mais rigorosos padrões exigidos para este tipo de equipamentos.

Atualmente, apenas duas empresas em todo o mundo possuem a certificação EU MDR Classe IIb (SaMD) para múltiplas doenças crónicas, sendo a Hope Care uma delas, de acordo com a tecnológica.

“A confirmação de que a telemonitorização consegue agora produzir dados com este nível de qualidade permite que os profissionais de saúde estejam permanentemente informados sobre o estado de saúde dos seus pacientes, podendo desta forma tomar decisões mais precisas a qualquer momento, e não apenas quando a saúde dos pacientes se agrava ou durante as visitas de acompanhamento no hospital”, explica José Paulo Carvalho, fundador e CEO da Hope Care.

“Esta solução permite ganhos significativos de eficiência tanto em termos de recursos humanos como de interoperabilidade com o sistema hospitalar, numa altura em que os sistemas de saúde na maioria dos países se encontram sob enorme pressão e as condições de trabalho dos profissionais são uma preocupação crescente”.

De acordo com José Paulo Carvalho, “esta certificação agora concedida pela Tüv Rheinland confirma a qualidade do trabalho realizado pela Hope Care, e abre inúmeras oportunidades, principalmente nos mercados mais exigentes, alguns dos quais onde a empresa já opera. O processo de certificação levou 36 meses, o que atesta bem o nível de exigência necessário em soluções deste tipo”.

“A Hope Care continuará a desenvolver soluções personalizadas e eficazes, utilizando avanços tecnológicos como inteligência artificial, análise de dados e dispositivos conectados, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e tornar o sistema de saúde mais eficiente e acessível”.

Fundada em 2012, a Hope Care está na comunidade Óbidos Parque desde 2014.