Festa de Nossa Senhora da Graça em Óbidos

Dias 1 e 2 de Fevereiro

337

A tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Graça, Dia de Santa Maria, que se realiza em Óbidos, na Praça de Santa Maria, terá lugar nos dias 1 e 2 de Fevereiro. Para além das cerimónias religiosas, haverá um convívio com churrasco em volta da fogueira acesa no meio da praça.

Assim, no dia 1 de Fevereiro, quinta-feira, a procissão sai do oratório da Senhora da Graça pelas 20h30, percorrendo as ruas da vila até terminar na Igreja de Santa Maria. A banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense acompanha a procissão. Segue-se o convívio com churrasco em volta da fogueira acesa no centro da praça.

No dia seguinte, realiza-se, a partir das 20h30, na Igreja de Santa Maria, a missa solene em honra da Senhora da Graça. Segue-se a procissão e a bênção da Luz e dos bebés. A procissão tem saída da igreja da Misericórdia.

A devoção dos obidenses por Nossa Senhora da Graça assumia já relevância em 1246, quando a bem sucedida resistência de Óbidos ao cerco de D. Afonso levou os seus habitantes a erguer, em ação de graças, um nicho num torreão com a imagem da Virgem com o Menino (Nossa Senhora da Graça).

• Cartaz.