Boa prestação da Óbidos Cycling Team no Sharjah Tour

A primeira competição fora do continente europeu

579

A Óbidos Cycling Team finalizou, nesta quarta-feira, dia 31 de Janeiro, a sua primeira competição fora do continente europeu: o Sharjah Tour, realizado num dos sete Emirados Árabes Unidos, no continente asiático. Na prova UCI 2.2, a Óbidos Cycling Team mostrou-se em bom nível, com dois dos seus ciclistas mais jovens a fecharem no Top 15 da classificação da juventude: Diogo Pinto em 12º e Diogo Saleiro em 15º lugar.

Na corrida de seis dias e cinco etapas, a equipa da Região Oeste conseguiu mostrar o seu valor num pelotão que reuniu 27 formações, entre Seleções Nacionais, Equipas de Clube, Continentais e ProTeams. A Óbidos Cycling Team foi 14ª entre as 22 classificadas por equipas e destacou-se logo na primeira jornada com um dos novos integrantes, o britânico Theodor Obholzer, de 24 anos, a fechar o primeiro dia na 7ª posição.

Também na quarta jornada, a etapa-rainha que se decidiu na subida final a Khor Fakkan, de 6 quilómetros de extensão a 8% de pendente média e rampas a 10%, a Óbidos Cycling Team conseguiu sobressair com os seus mais jovens ciclistas a resistirem à exigência de ritmo imposta na frente da corrida e conseguindo terminar o dia com João Silva, Diogo Pinto e Diogo Saleiro a serem o 5º, 7º e 9º melhores jovens na meta.

A próxima competição da Óbidos Cycling Team será já no domingo, dia 4 de Fevereiro, a Prova de Abertura – Região de Aveiro, que dará início à época portuguesa de estrada.

Theodor Obholzer:
“O Sharjah Tour foi a minha primeira corrida com a Óbidos Cycling Team. Foi um bom começo de ano numa corrida por etapas. Para mim a melhor etapa foi a primeira, onde acabei em 7º, sendo 4º no grupo em que disputei o sprint com uma fuga de três corredores na frente. Foi uma boa corrida com ciclistas fortes. Foi bom para conhecer mais a equipa e começar a trabalhar juntos. O staff foi extraordinário com tudo muito bem organizado e estou desejoso pelo resto do ano para tentar ganhar algumas corridas importantes e conseguir pontos UCI.”

Diogo Pinto:
“Foi uma experiência bastante produtiva. Tivemos contacto com equipas que não estamos habituados a correr em Portugal, algumas das melhores equipas Continentais europeias e duas ProTeams, um pelotão com equipas de outros continentes, e não sabíamos bem o que cada um valia. Foi uma surpresa, o que foi bom para aprendermos a correr outro tipo de ciclismo, noutras estradas, num terreno muito plano, que não nos favorece tanto. Mas nunca virámos a cara à luta e fomos sempre ambiciosos e a querer sempre mais. Em relação à corrida, foi pena o tempo que perdemos nos abanicos, porque sem esse tempo perdido conseguíamos estar dentro do Top 10 da juventude. Mas faz parte do ciclismo e temos de aprender com os erros. Temos uma equipa bastante polivalente, ciclistas para todo o terreno e vamos trabalhar para mostrar o nosso valor nas próximas corridas.”

Micael Isidoro, diretor-desportivo:
“Tivemos uma prestação muito positiva no Sharjah Tour, com várias Seleções Nacionais e equipas com bom nível. A Óbidos Cycling Team portou-se bem. Penso que o resultado podia ter sido diferente em termos desportivos, se no primeiro dia não tivéssemos sido surpreendidos no quilómetro 0, havendo ataques na partida simbólica, que partiram o pelotão em quatro grupos. Este facto, somado aos ventos laterais, acabou por ditar os lugares finais. Penso que o momento-chave foi esse, senão podíamos ter estado na discussão de lugares cimeiros, como aconteceu na primeira etapa. Acabou por ser uma boa experiência, dignificamos as cores da equipa e o País. Dá-nos motivação e força para continuarmos a trabalhar, a querer mais e melhor.”

Classificação Geral Final:
1º Gal Glivar (UAE Team Emirates Gen Z) 11h03m01s
2º Miguel Heidemann (Team Felt Felbermayer) +22s
3º Anatoliy Budyak (Terengganu Cycling Team) +37s

47º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) +17m23s
55º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) +20m00s
64º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team) +22m57s
68º Mikel Mujika (Óbidos Cycling Team) +23m13s
98º João Silva (Óbidos Cycling Team) +38m05s
109º Sam Clark (Óbidos Cycling Team) +45m58s
Geral Juventude:
1º Gal Glivar (UAE Team Emirates Gen Z)
12º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team)
15º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team)
22º João Silva (Óbidos Cycling Team)
Geral Pontos:
1º Pierre Barbier (Philippe Wagner/Bazin) 76
25º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) 10
Geral Equipas:
1ª Burgos-BH 33h11m40s
14ª Óbidos Cycling Team +48m51s