Município de Óbidos integra projeto europeu inovador: EPIC-WE

Apreender os valores europeus através de jogos

242

O Município de Óbidos faz parte de um projeto europeu inovador, denominado EPIC-WE, que pretende comprovar que, através do gaming e da experiência de criação por jovens estudantes universitários e do secundário, conseguem-se apreender os valores europeus através de jogos.

Os objetivos de investigação do EPIC-WE centram-se em torno de três elementos gerais: jogos através da cultura; jogos para a cultura; e jogos como cultura. O projeto questiona como se podem operacionalizar jogos através da cultura numa game jam – reunião de programadores de jogos que tem como objetivo criar um jogo num curto intervalo de tempo. O EPIC-WE pergunta ainda como se podem operacionalizar jogos como cultura e como se podem conceber jogos como uma expressão cultural para orientar a ideia, desenvolvimento, planeamento e avaliação das futuras game jams culturais.

O polo de Óbidos deste projeto está, neste momento, empenhado na preparação dos game jams. A Câmara Municipal de Óbidos tomou providências para que o primeiro game jam deste projeto, em Portugal, fosse organizado em Óbidos, na Praça da Criatividade, nos dias 6, 7, 8 e 9 de Fevereiro, trabalhando o tema de “Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO”.

A Escola Secundária de Óbidos (Agrupamento Josefa d’Óbidos como Parceiro Associado) está muito entusiasmada com o EPIC-WE como fator motivador para envolver os jovens estudantes como consumidores e produtores de cultura através de game jams culturais, contando visitar e perceber as dinâmicas criadas neste primeiro encontro, pretendendo que nas próximas Game Jams façam parte da equipa de participantes.

Está prevista a realização da segunda Game Jam, inserida no evento Óbidos Vila Gaming, que irá decorrer de 4 a 12 de Maio e que terá como tema a Lagoa d’Óbidos. Em 2025 irão acontecer mais duas Game Jams, ainda com local e temática a definir.

Óbidos Hub

O Óbidos Hub é uma colaboração, em Portugal, entre um parceiro de investigação do ensino superior (Universidade Lusófona), um representante das indústrias criativas (BATTLESHEEP) e um parceiro histórico-cultural (o Município de Óbidos).

A Universidade Lusófona contribui, principalmente, fornecendo um Hub Lead e participa ativamente no desenvolvimento do processo de game jam, kit de design e formulação de protocolos de pesquisa e procedimentos de coleta de dados. Além disso, a Universidade Lusófona desempenha um papel fundamental na formação do jogo, formatos e supervisão da recolha de dados.

É importante notar que a atribuição de responsabilidades, abrangendo tarefas de diferentes graus, ocorre predominantemente através de um esforço de colaboração entre o Município de Óbidos e a Battlesheep. Este esforço colaborativo mantém uma comunicação estreita e contínua com a universidade para garantir o alinhamento com os desenvolvimentos em evolução no projeto.

Mais informações em epic-we.eu