A Câmara Municipal de Óbidos aumentou em 15 por cento a comparticipação que dá a cada um dos 11 Centros de Convívio, do programa “Melhor Idade”. O apoio mensal, por centro, é agora de 1.150,00 euros, perfazendo um total de 13.800 euros anuais por Instituição e uma dotação global de 151.800 euros.
“A parceria com as 11 instituições com intervenção social concelhia tem sido profícua e prevemos que possa continuar a ser rentabilizada em prol daqueles que mais precisam”, afirma José Pereira, vereador da Intervenção Social. O autarca explica que “este apoio consubstancia-se em atividades dentro e fora de sala, passeios, transportes, alimentação, tratamentos de estética, como manicure e pedicure, entre tantos outros, como o atelier de música, artes manuais, aulas de ginástica, aulas de hidroginástica, jogos de mesa, atividades na sala Snozellen e actividades na sala incluir pela arte”.
Recorde-se que, no contexto do Regulamento de Atribuição de Apoios Municipais de Âmbito Social e Comunitário, foi aprovado, em Janeiro deste ano, um reforço ao valor do apoio mensal que a Câmara Municipal atribui às 11 instituições parceiras, que, no terreno, dinamizam e gerem estas valências. Ao longo do tempo, e atualmente com 11 centros de dia e de convívio em funcionamento, tem sido possível apoiar, diariamente, mais de 300 munícipes.
A maior esperança média de vida e a tendência para se viver mais anos levantam questões e trazem desafios às instituições do sector social, que continuam a ser uma peça fundamental na prestação dos cuidados aos mais velhos. A Câmara Municipal de Óbidos e o seu executivo continuam a apostar nesta parceria e no reconhecimento da importância do trabalho destas instituições e assume, assim, a prestação de cuidados aos mais velhos e com maiores dificuldades, como uma prioridade.
O Programa Melhor Idade surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequadas à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos, comemorando, este ano, 19 anos de existência.