Óbidos presta homenagem ao comendador Rui Nabeiro, “o homem de sorriso largo”

Festival Internacional de Chocolate

126

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos homenageou Rui Nabeiro, fundador da Cafés Delta, com um busto de chocolate. A cerimónia decorreu ontem, 14 de Março, no Salão de Chocolate, local onde estão a ser feitas ao vivo todas as esculturas em chocolate do certame de Óbidos. A escultura do comendador, falecido a 19 de Março de 2023, pesa 70 quilogramas e foi criada pelo chef Léo Vilela.

Segundo Filipe Daniel, “o comendador Rui Nabeiro foi um excelente exemplo de alguém que, sem nunca ter pedido nada em troca, deu muito de si”. O autarca destaca o “homem de sorriso largo e que tinha sempre algo dele para dar”. “São estes bons exemplos, são estas pessoas, com um coração maior, que nos fazem ser melhores”, disse.

“Nesta edição, onde pretendemos celebrar Portugal, tivemos como forte inspiração o Património Material e Imaterial classificado pela UNESCO e, claro, as diferentes personalidades que merecem o reconhecimento nacional e internacional, como é o caso do Comendador Nabeiro”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Óbidos Criativa, entidade organizadora do Festival de Chocolate. Ricardo Duque realçou que “Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto”, contribuindo “para o bem-estar de muitos”.

João Manuel Nabeiro, filho do comendador, presente na cerimónia, agradeceu a homenagem que Óbidos e o Festival Internacional de Chocolate fizeram. “É com profunda emoção e gratidão que assisto à homenagem agora prestada ao meu pai, o comendador Rui Nabeiro”. “Um homem que dedicou a sua vida à excelência, ao empreendedorismo e, acima de tudo, à família e à comunidade”, destacou.

Recorde-se que a edição deste ano do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, a 21.ª, decorre sob o tema “Celebrar Portugal” e termina já este domingo, dia 17 de Março.

Galeria de fotos (Facebook)

Informações em obidos.pt
Bilhetes em obidos.bol.pt