Óbidos vai ter uma Academia Internacional de Chocolate que vai “fazer a diferença”

Protocolo para a requalificação da Escola de Hotelaria e Turismo

175

A Câmara Municipal de Óbidos e o Turismo de Portugal celebraram um protocolo para a criação de uma Academia Internacional do Chocolate na Escola de Hotelaria e Turismo da vila, num investimento de 1,2 milhões de euros. A cerimónia teve lugar durante o Festival Internacional de Chocolate, em Óbidos, na passada sexta-feira, dia 15 de Março, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Filipe Daniel agradece ao Turismo de Portugal “por acreditar que Óbidos é um destino onde se podem gerar as condições de excelência para que consigamos atingir as premissas de diferenciação dos serviços prestados [no Turismo]”, apostando na “capacitação das pessoas”. “Afirmarmo-nos como um território cada vez mais sustentável, cada vez mais amigo de todos, vai permitir, seguramente, construir um futuro promissor para todos os jovens”, sublinhou, acrescentando que “a Academia do Chocolate é uma aposta que acreditamos que vai fazer a diferença”, disse o presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

O projeto de criação de “uma academia de nível internacional no domínio do chocolate marca o arranque da requalificação das 12 escolas de Hotelaria e Turismo do País”, anunciou o presidente do Turismo de Portugal. Carlos Abade disse que “2024 é o ano da maioridade da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste”, sendo que o polo de Óbidos desta escola, “para além da dimensão da chocolateria e da pastelaria, também tem a dimensão do Turismo Literário, que não podia deixar de estar noutro sítio que não aqui, na Vila Literária de Óbidos”. “O crescimento do turismo de forma inteligente, sustentável e responsável tem de estar assente na qualificação dos recursos humanos”, disse o responsável, concluindo que “a Academia do Chocolate é um marco importante para que isso aconteça”.

Requalificação da Escola

A requalificação do edifício do polo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo, que vai passar a funcionar na antiga escola primária de Óbidos, implica um investimento de 1,2 milhões de euros, parte do qual destinado à modernização de “equipamentos bastante exigentes”, dado a escola ser particularmente “vocacionada para a área da pastelaria e da chocolataria”, explicou a responsável pela direção de gestão de competências e capacitação das escolas de turismo, Ana Paula Pais.

O projeto, que deverá ficar concluído no final de 2025, será “uma enorme oportunidade de aumentar a ligação às empresas, a somar àquilo que é a formação inicial”, ministrada anualmente a duas turmas de pastelaria, num total de 40 alunos por ano, clarificou o diretor da escola, Daniel Pinto. O objetivo será “reforçar muito um plano permanente de formação executiva para os profissionais” e afirmar a escola “como uma referência” ao nível da chocolataria, acrescentou, sublinhando a ligação ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, realizado anualmente na vila.