“O Óbidos Vila Gaming materializa a estratégia do município de ativação territorial baseada na Criatividade e na Inovação”

330

De 04 a 12 de maio, todos os caminhos vão dar ao Óbidos Vila Gaming, evento que espera receber, nesta segunda edição, a decorrer na Cerca do Castelo e no Óbidos Parque, mais de 40 mil visitantes.

Serão 81 horas de evento, podendo contar-se, entre muitas outras áreas, com mais de 70 cadeiras de gaming, mais de 50 consolas, 20 influenciadores, várias talks e workshops.

Com um investimento de 450 mil euros, o “Óbidos Vila Gaming” materializa a estratégia que tem vindo a ser trabalhada pelo município no domínio da Criatividade e da Inovação, e representa uma forte aposta num caminho que é, sem dúvida, “o futuro”.

“Há aqui uma ativação daquilo que é o desenvolvimento económico e social do nosso território, do nosso concelho, com base na Criatividade e na Inovação. E Óbidos tem-lo feito. Hoje estamos num local pensado justamente para receber empresas inovadoras, de base criativa e tecnológica [o Parque Tecnológico], a promover um evento que será um elemento adicional à estratégia de Óbidos relativamente àquilo que queremos para o concelho, e que é criar um hub ligado ao videogaming”, afirmou Telmo Félix, vereador com o pelouro da Modernização Administrativa na autarquia obidense, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.

Em paralelo, é também pretensão do município alavancar o setor industrial que, neste caso, se reflete numa indústria criativa e de valor acrescentado.

“Tão importante quanto isto é a capacidade de fixar e atrair jovens e menos jovens para novas oportunidades de negócio, sendo, acima de tudo, uma indústria sustentável”.

“O videogaming está presente na nossa vida, naquilo que é o nosso trabalho, naquilo que pensamos para o nosso território, e outro exemplo disso mesmo é o projeto EPIC-WE”, um projeto europeu inovador que pretende provar ou comprovar que, através do gaming, jovens estudantes universitários e do secundário conseguem apreender os valores europeus através de jogos (jogos de e pela Cultura).

“É esse nicho que queremos agarrar, é essa força, essa mais-valia que queremos trazer para o território. E este evento, com toda a sua pujança, vai-nos possibilitar, gradualmente, transformar Óbidos num território digital, inovador, criativo – que já o é – quer seja na educação, na cultura, ou nas empresas”.

Na mesma linha, Ricardo Duque, presidente do Conselho de Administração da empresa Óbidos Criativa, referiu que “o Óbidos Vila Gaming é evento que pretende, acima de tudo, ‘casar’ a estratégia que tem vindo a ser adotada [pelo município de Óbidos] de fixação de talentos, de atração de pessoas para esta indústria digital e tecnológica”.

“Esta segunda edição vai reunir um conjunto de áreas que vai fazer – uma vez mais – com que Óbidos continue a ser a primeira vila gaming do mundo. Queremos afirmar Óbidos enquanto território de excelência para o desenvolvimento do gaming”, salientou.

Uma das grandes apostas desta edição “é trabalhar a parte da formação de públicos” e, ao mesmo tempo, contrariar o estigma do passado de que o gaming é algo negativo.

O gaming é hoje “uma grande indústria, e pode ser utilizada com uma forte componente pedagógica”. “É aí que queremos desenvolver este projeto”, referiu o responsável, salientado a importância de parceiros como o parque tecnológico, a Impulse Gaming, e também as escolas.

“O gaming é muito mais do que jogar. Há um conjunto de indústrias que se desenvolvem ao lado do gaming, que são tão ou mais importantes – porque geram valor – e que se traduzem em muitos outros serviços”.

Na conferência de imprensa, Pedro Silveira, responsável pela E2Tech, referiu que o Óbidos Vila Gaming “marcou a diferença no mundo dos videojogos”. “O público pediu, e nós fazemos eventos para o público. E Óbidos faz isso mesmo. Vários eventos diferentes para públicos diferentes. E este é um público que existe, e que está em crescimento”.

Talks e workshops

À semelhança do ano passado, o Óbidos Parque volta a contar com a curadoria de Tiago Colaço na construção das talks, este ano com a designação de Game Dev Sessions.

“Vamos ter oradores de prestígio e empresas no setor dos videojogos que marcam tendências, pessoas que estão a construir ecossistemas em Portugal, e investigadores que estão a estudar estas áreas”, referiu Miguel Silvestre, diretor executivo do parque tecnológico.

Este ano, e entre as novidades, o Óbidos Parque promoverá um conjunto de workshops orientados para quem quer perceber como se cria, projeta e desenha um jogo.

Esta edição marcará também o lançamento oficial do Observatório de eSports, criado para que “consigamos ter mais informação e mais conhecimento sobre o setor, que é gigante a nível mundial”.

Na ocasião, André Perdiz, responsável pela Impulse, empresa orientada para as áreas de eSports, criação de conteúdos (influencers) e gaming, salientou o orgulho que sente no Óbidos Vila Gaming, um evento que foi visto, desde a primeira hora, “como algo que ia mudar o panorama do gaming em Portugal”.

“Termos um castelo ‘vestido’ de gaming é, sem dúvida, bastante diferenciador”.

Entre os influenciadores e criadores de conteúdos presentes na edição deste ano estão Pedro Tim e Salvador Galeão.

“Estou muito satisfeito por voltar a participar num evento ‘para todas as idades’. Óbidos é, sem dúvida, um exemplo para outros municípios. Estes eventos, estas atividades para os mais jovens, deviam existir mais e por mais locais. Que para o ano se repita”, salientou Pedro Tim.

Salvador Galeão, influencer e amante de videojogos, apontou a importância de voltar a estar neste evento. “Tem sido incrível acompanhar esta equipa”. “Este evento é especial por ‘jogar em casa’ e por ver a minha região apostar em eventos nos quais tenho estado presente”.

O Óbidos Vila Gaming é um evento do município de Óbidos. Organização: município de Óbidos, Óbidos Criativa, E2Tech e Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos.

Óbidos Vila Gaming em números

81 HORAS DE EVENTO 15 ÁREAS
+ DE 70 CADEIRAS GAMING
+ DE 50 CONSOLAS
+ DE 12 DISPOSITIVOS VR
+ DE 10 SIMULADORES
+ DE 70 MONITORES
+ DE 40 PC’S
+ DE 40 ARCADES
+ DE 40 TORNEIOS
20 INFLUENCIADORES
+ 8 TALKS
8 WORKSHOPS

obidos.pt

Cartaz