Bosque Literário realiza sessões para alunos do 3º ciclo e ensino especial da Escola Josefa de Óbidos

No âmbito do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes

118

O Bosque Literário, um Projeto de Educação e Leitura inovador, realizou no passado dia 11 de abril seis sessões exclusivas para os alunos do 3º ciclo e Educação Especial da Escola Josefa de Óbidos, bem como para os professores e técnicos responsáveis. Este projeto, integrado no Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, que decorreu em Óbidos de 11 a 14 de abril, cativou os participantes com uma experiência literária única.

Trata-se de uma iniciativa que teve origem no âmbito do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos / Folio Educa, e destina-se a todos os escalões etários. Nesta edição, foram encenados três contos tradicionais em língua portuguesa, com base nas Fábulas de Esopo e La Fontaine, como referência para o presente ano letivo.

Este projeto itinerante leva os alunos numa viagem completa através da escrita, narração, música e ilustração. Proporciona uma experiência multifacetada de audição de contos, promovendo hábitos de leitura literária, desenvolvendo a compreensão leitora e contribuindo para a valorização da cultura e tradição oral europeia.

Durante o Festival Latitudes, que tem uma ênfase especial na ilustração, seja através de residências artísticas ou de várias iniciativas de ilustração ao vivo pela vila e por todo o concelho, com a participação entusiástica dos Urban Sketchers Portugal, foi realizada a “Oficina Sketchers”. O objetivo desta atividade era despertar o interesse dos alunos pela escuta e pelo desenho, permitindo aos participantes criar “Esboços do Bosque Literário” em Sketchbooks.

O Projeto de Educação e Leitura Bosque Literário é dinamizado pelas contadoras de histórias, Elisabete Rocha, Carina Freitas e Ana Matos.