Festival Óbidos + Ativo junta desporto, saúde e bem-estar

322

O Festival Óbidos + Ativo está de volta com a sua quinta edição, com um programa inclusivo e diversificado de 22 a 26 de maio. Organizado com entusiasmo pelo pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar do Município de Óbidos, este evento é muito mais do que uma simples celebração desportiva: é uma experiência enriquecedora para todos os que o visitarem.

Uma verdadeira maratona de atividades, com propostas que vão desde a saúde até à nutrição, passando por diversas modalidades desportivas e muito mais. Em cada canto, uma nova descoberta: desde aulas de grupo a pistas para carros a pedais, espaços radicais para skates e bicicletas, minigolfe, ténis, basquetebol, BTT, dança, equitação, torneios desportivos, desporto adaptado, tenda artística, workshops e até insufláveis para os mais pequenos.

Durante os dias que antecedem o evento, “a nutrição vai às escolas”, onde será apresentado o livro “O ouriço que só comia bagas vermelhas”, da autora Tânia Gomes. Estas sessões educativas decorrerão no Complexo Escolar dos Arcos, Alvito e Furadouro, juntamente com uma sessão especial no próprio festival, agendada para o dia 25, às 10h30, no Espaço Lounge + Ativo das Piscinas Municipais.

No dia 22, primeiro dia do festival, seguindo a estratégia de descentralização, no Parque Tecnológico de Óbidos, teremos o Seminário “Saúde Digital e Atividade Física”, organizado em parceria com a Hope Care.

A  23 de maio, além das Obidíadas para os alunos do 1º CEB e do Sarau para os nossos seniores, destaca-se o Desporto Adaptado, com uma atividade organizada pela Associação de Futebol de Leiria, Fundação INATEL e APCAS.

Para o terceiro dia do festival, 24 de maio, estão reservadas as Obidíadas para os alunos dos Jardins de Infância e o tradicional Sarau Óbidos + Ativo, que este ano promete uma viagem no tempo, com o tema dos “Anos 80 e 90”. Será uma noite cheia de nostalgia e boa música.

Grande novidade desta edição será a presença nos dias 23 e 24 de maio do “Creactivity Bus”, um espaço móvel projetado para estimular a criatividade, destreza e engenhosidade das crianças através de workshops. Estes utilizam materiais comuns e ferramentas de tecnologia variada para conceber soluções originais para desafios simples. O projeto ganha vida num autocarro adaptado, com bancos, mesas de trabalho e atividades preparadas para facilitar a participação, inclusive de pessoas com mobilidade reduzida.

No dia 25, como parte integrante do festival, irá decorrer a 1ª Formação de Desporto Óbidos + Ativo, intitulada “Vamos Falar de Futebol”. Esta é uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos com especialistas ligados ao mundo do futebol e realizar-se-á no Auditório Municipal Casa da Música, entre as 14h00 e as 19h00. Este evento formativo é gratuito e presencial, concedendo aos participantes 5 horas de formação UEFA, bem como 1 UC na renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto.

A 26, decorrerá a 2ª edição de  “Uma hora a nadar”. Esta prova de natação feita por equipas consiste em nadar durante uma hora, num regime de estafetas de 50 metros, ganhando a equipa que realizar mais metros. Na 1ª edição estiveram presentes 70 nadadores.

O Festival Óbidos + Ativo não seria possível sem a participação dos nossos parceiros, clubes e associações do concelho. Juntos, mostramos a diversidade e qualidade das atividades desportivas que Óbidos tem para oferecer, para todas as idades e interesses.

Mais do que um festival desportivo, esta iniciativa tem um propósito maior: inspirar todos a adotar hábitos de vida mais saudáveis, através da prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada e consciente. Por isso, as entradas são livres e abertas a todos, sem exceção.

PROGRAMA DO FESTIVAL