Praias do Bom Sucesso, Rei Cortiço e Vale de Janelas renovam galardão “Qualidade de Ouro”

848
Praia do Bom Sucesso - Óbidos

As praias do Bom Sucesso, Rei Cortiço e Vale de Janelas (Praia d’El Rei), no concelho de Óbidos, voltaram este ano a ser classificadas pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza como praias com “Qualidade de Ouro”.

Este galardão, atribuído pela associação há quase 15 anos, “distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas com base na informação pública oficial, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas”, esclarece, em comunicado.

A lista da QUERCUS com esta classificação (época balnear 2024) integra um total de 420 praias, mais 26 do que em 2023. Do total, 349 praias são costeiras (83%), 61 interiores (15%) e 10 de transição (2%).

Critérios de atribuição do galardão

Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, informa a QUERCUS, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

– Qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022)
– Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores para determinados indicadores bacterianos
– Na última época balnear (2023), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

A listagem completa pode ser consultada em https://praiasouro.quercus.pt.