Saúde | Município de Óbidos avança com projeto tecnológico para apoiar população sénior do concelho

169

O Município de Óbidos, em parceria com a health tech Hope Care, vai avançar com um projeto que visa, através da tecnologia, reforçar o apoio de proximidade, em matéria de saúde, à população sénior do concelho.

Numa primeira fase, serão monitorizados, em tempo real, 150 seniores, “que estarão também georreferenciados, para que seja possível, em caso de necessidade, um socorro rápido e atempado”, revelou ontem Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, na sessão de abertura da conferência “Saúde Digital e Atividade Física”, evento que marcou o arranque do Festival Óbidos +Ativo.

“Muitas vezes, num território com uma demografia invertida como aquela que caracteriza o nosso concelho, verifica-se algum isolamento da população. Há situações como quedas ou outras, que podem colocar as pessoas em situações de verdadeiro perigo, caso não sejam sinalizadas”.

“A estes 150 seniores, juntar-se-á também um grupo de 500 jovens, para que consigamos perceber tendências relativamente à atividade física. Ao fim de quatro, cinco anos, a ideia é termos indicadores que nos permitam perceber se estamos no bom caminho, ou se há algo mais que possamos fazer” para fomentar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, salientou o autarca.

“Óbidos tem já um projeto – com cerca de quatro anos – ligado ao exercício físico e ao acompanhamento nutricional e psicológico, que está a dar bons indicadores. E nós queremos consubstanciar todos estes indicadores, num universo macro, para nos podermos diferenciar, nesta matéria”.

“Com este grupo de 650 pessoas, a intenção é depois escalar, e ter um projeto piloto no universo da população do concelho de Óbidos. Será, sem dúvida, uma oportunidade para desenvolvermos um projeto de inovação social associado à componente da saúde. Esse é, para nós, o caminho a seguir”, sublinhou.

A Saúde e o Digital, de mãos dadas

Na ocasião, Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar na autarquia de Óbidos, aplaudiu o debate em torno da saúde digital, tema que entra, pela primeira vez, na programação do Festival Óbidos +Ativo.

“Este será o futuro. O digital, a saúde e o desporto, de mãos dadas. Tudo é importante. Todos os reflexos daquilo que fazemos no dia a dia podem ser qualificados, quantificados, e podem dar-nos dados importantes para podermos avançar um bocadinho naquilo que é a prevenção da doença”.

Para Manuel Pereira, administrador e diretor clínico na Hope Care, o digital e a saúde são duas áreas cada vez mais interligadas. “E nós, enquanto empresa, revemo-nos totalmente neste conceito. Não só na gestão da doença crónica, como também na promoção de hábitos de vida saudável e no impacto que esses hábitos têm na modelação da saúde da população”.

A conferência “Saúde Digital e Atividade Física”, que decorreu no Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, pretendeu explorar os desafios digitais na saúde, com particular ênfase na gestão integrada de cuidados e nas interseções entre tecnologia, saúde e desporto. “Saúde Digital no Desporto”, “Saúde Digital e Atividade Física no Idoso” e “Saúde e Inovação no Oeste” foram os grandes temas em discussão.

Participaram nomes como Alice Vicente, atleta do Hóquei SLB e médica interna na Fisiatria do Hospital da Luz, Tiago Gonçalves, preparador físico na Felner Tennis Academy, Luís Norton de Matos, ex-jogador e treinador de futebol, Ricardo Gonçalves, professor, Henrique Silva, diretor e coordenador técnico do Clube Desportivo da Cova da Piedade, Vasco Fonseca, médico oncologista na ULS Lisboa Ocidental, Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração ULS Oeste, entre outros.

Sobre a Hope Care

Fundada em 2012, a Hope Care é uma empresa pioneira no setor da telessaúde. Na comunidade Óbidos Parque desde 2014, está entre as primeiras empresas a aliar serviços a produtos e plataformas tecnológicas de ponta, que permitem a prestação de cuidados sociais e de saúde sem barreiras.

A Hope Care é, nesta área, “a nossa referência, com quem temos estado a trabalhar há mais tempo, e com quem temos esta ligação ao município”, afirmou, na sessão de abertura da conferência, Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

“Por um lado, porque acreditamos naquilo que são os serviços e as propostas que a empresa tem. Por outro, porque entendemos que Óbidos é, de facto, um território que tem um potencial muito interessante para estudar e para aplicar um conjunto de soluções com dimensão tecnológica. Não só pela escala, mas também pela capacidade de decisão que o município consegue imprimir nos processos”.

“Do Passo ao Abraço”

Durante a conferência, foi divulgado o programa “Do Passo ao Abraço”, uma iniciativa inovadora direcionada a pessoas idosas com patologias oncológicas.

O programa, que conta com a Hope Care como entidade parceira, visa melhorar a qualidade de vida dos participantes através de um acompanhamento digital na prática de atividade física, aliado ao combate ao isolamento social.

“Do Passo ao Abraço” é um programa de políticas públicas, onde os participantes são telemonitorizados e cumprem um programa de atividade física baseado em evidências científicas.

Este projeto pretende não só melhorar a condição física dos idosos sobreviventes de cancro, mas também promover o conhecimento sobre os benefícios da atividade física, incentivar a adesão aos autocuidados, e reduzir o isolamento social, fomentando a interação e conexão social entre os participantes.

Festival Óbidos +Ativo até domingo

A conferência foi a primeira ação do programa Óbidos +Ativo, que teve hoje a sua abertura oficial. A ocasião contou com a presença de Filipe Daniel, presidente da autarquia de Óbidos, dos vereadores Margarida Reis e Telmo Félix, e de 200 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Alvito, Furadouro e Arcos.

“Dinamizamos este festival a pensar em vós, que são o nosso futuro”, referiu Filipe Daniel. “Agradecemos também aos professores, às escolas, ao agrupamento este momento de felicidade. É uma honra podermos contar com a vossa presença, com esta energia, e com esta moldura humana”, referiu.

Margarida Reis sublinhou “a alegria” do executivo de assistir ao arranque oficial do festival com a participação de tantas crianças, deixando o convite para que, até domingo, regressem ao evento com a família, amigos, e que se divirtam com as inúmeras atividades que estão preparadas para esta 5ª edição.