Veteranos do Bairro representam Portugal em torneio na Bélgica

160

Os Veteranos do Bairro deslocaram-se, pelo segundo ano consecutivo, a Millen, na Bélgica, para disputar o International Football Happening 2024, que decorreu entre os dias 9 e 12 de maio.

A equipa de Óbidos visitou dois países, Países Baixos (Maastricht) e Bélgica (Millen). Foi neste último que os Veteranos do Bairro passaram mais tempo, entre futebol, música e um intenso convívio com os locais e as equipas participantes.

O grupo com sede no Bairro Senhora da Luz, apoiado pelo Sport Clube do Bairro, aceitou o desafio da organização do International Football Happening 2024 por ser um evento solidário, com o propósito de angariar fundos para uma associação de pessoas com deficiência.

A formação obidense entregou no torneio uma oferta do Município de Óbidos e distribuiu ginjinha de Óbidos, por todas as equipas que enfrentou e pela organização. Deixou também a bandeira portuguesa e a bandeira dos Veteranos do Bairro para serem hasteadas na próxima edição do torneio.

A equipa de Óbidos fez três jogos num torneio que contou com cerca de 150 equipas europeias e uma dos Estados Unidos da América. Jogou com ingleses, belgas e holandeses e demonstrou, mais uma vez, que em Portugal o futebol é uma festa.

Mais importante do que vencer jogos, esta equipa quis mostrar alegria e envolvimento em todas as atividades do evento. Não ganharam nenhum jogo, mas voltaram a Portugal de cabeça erguida, como uma referência e um exemplo para todas as equipas de veteranos presentes e, mais importante, com a consciência de dever cumprido, por ter participado num evento que é muito mais do que jogar futebol. Trata-se de um evento que se realiza para melhorar as condições de vida de pessoas com deficiência e, portanto, com direitos especiais.

Os Veteranos do Bairro fazem um agradecimento público a todos que os têm apoiado nestas caminhadas, nomeadamente ao Município de Óbidos, na pessoa do seu presidente Filipe Daniel, pelo esforço e investimento nesta associação.

No primeiro jogo, após muitas horas de viagem e sem descanso, os Veteranos do Bairro perderam por 3-0. Na segunda partida, apesar de menos complicado, sofreram nova derrota devido a vários golos falhados e à fadiga, marcando apenas através de Stijn e Palatino. No terceiro jogo, com várias ausências por lesão, a equipa portuguesa mostrou um desempenho melhor, marcou primeiro e exibiu bons lances, mas acabou por perder para a equipa holandesa.

1.º JOGO:
Veteranos do Bairro vs. FC Sport Bocrijk (Bélgica) | Dia 9 de maio, 20h00
3-0 (resultado final)
2.º JOGO:
Wesbury Vet (Reino Unido) vs. Veteranos do Bairro | Dia 10 de maio, 16h00
4-2 (resultado final)
1-3 Marco Palatino (Norberto)
2-4 Stijn Mahieu (Beijinha)
3.º JOGO:
Veteranos do Bairro vs. Hulsberg VV (Países Baixos) | Dia 11 de maio, 17h00
1-2 (resultado final)
1-0 Moisés (Norberto)