Câmara anuncia construção de parque multiusos em A-dos-Negros

233
beyondcreative20.com

O presidente do município de Óbidos comprometeu-se, este domingo, na sessão comemorativa do 421º aniversário da freguesia de A-dos-Negros, a avançar com a construção de um parque multiusos naquela localidade, uma intervenção orçada em cerca de 700 mil euros.

“Este é um investimento estratégico para a freguesia e só tenho a agradecer ao executivo da Junta por ter desenvolvido o projeto”, afirmou Filipe Daniel.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Óbidos adquiriu, ainda no anterior mandato, um terreno junto à antiga escola primária, onde será instalada uma nova zona desportiva com balneários, um espaço verde e estacionamento, o que permitirá requalificar aquela área. A obra comporta, ainda, a construção de um armazém, onde a Junta poderá albergar equipamentos.

“Falávamos há vários anos da necessidade de arranjar um espaço para armazém para a Junta. Temos vários equipamentos e tê-los na rua, à mercê do clima, não é a situação ideal”, reconheceu o presidente da Junta de A-dos-Negros. Heitor Conceição mostrou-se agradado com as intervenções anunciadas para a freguesia e a recetividade do executivo municipal para “analisar os problemas e encontrar soluções”.

Para além de sinalizar a construção do parque multiusos, cujo concurso vai ser entretanto lançado, o presidente da Câmara de Óbidos aproveitou a cerimónia comemorativa para anunciar que o procedimento de regularização da rede viária do concelho, que prevê a execução em 36 meses de uma intervenção de 1,5 milhões de euros e se iniciou no Vau, “em breve chegará a A-dos-Negros”, dado que, no entender do executivo municipal, aquelas eram as duas freguesias que se encontravam em pior condição.

Filipe Daniel salientou, ainda, que a reabilitação da Rua da Calçada e Rua das Almoínhas apenas aguarda a documentação para que “finalmente se possa resolver este problema com décadas de atraso”, permitindo, assim, “ficar com uma rua que dignifique A-dos-Negros”. O autarca revelou, ainda, que o município adquiriu um terreno na Sancheira Grande, pelo valor de 50 mil euros, que permite resolver o problema das festas e romarias, que deixarão de ser realizadas na via pública.

Uma das grandes prioridades do município é fixar mais famílias no território e, nessa medida, a Câmara de Óbidos, depois de instalar um parque infantil, centra atenções na melhoria das infraestruturas do Jardim de Infância de A-dos-Negros. “Fomos dos poucos concelhos da região que cresceram, somos um território conhecido nacional e internacionalmente, mas temos de continuar a melhorar as infraestruturas de apoio às famílias”, frisou o autarca.

O parque multiusos de A-dos-Negros vai disponibilizar à população uma área de desporto e lazer de 1600 m2, composta por um campo de basquetebol 3×3, um campo de futsal com bancadas e balneários, uma área logística coberta de 400 m2 com um armazém e uma área de estaleiro de 1300 m2 para a Junta de Freguesia, além de uma área de parqueamento de 850 m2. O terreno onde vai nascer esta nova infraestrutura estava na posse do munícipe Dionísio Ferreira, cuja “abertura” nas negociações com o ex-presidente da Câmara, Humberto Marques, mereceu elogios por parte de Filipe Daniel na apresentação pública do projeto.