Município de Óbidos no Encontro Mundial das Cidades Criativas da UNESCO

130

O município de Óbidos esteve presente na XVI Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, realizada em Braga, entre 1 e 5 de julho, com o tema “Trazer a Juventude para a Mesa Global”.

Margarida Reis, vereadora da Cultura do município, destacou que para Óbidos, reconhecida como Vila Literária pela UNESCO desde 2015, “foi uma oportunidade de partilhar experiências com várias cidades do mundo e ter momentos privilegiados com outras cidades portuguesas que integram esta rede”.

Participaram 200 cidades de 86 países, que apoiaram o Manifesto de Braga, um documento que defende a cultura como um objetivo autónomo na agenda internacional de desenvolvimento pós-2030.

O documento, baseado nas prioridades delineadas na Declaração MONDIACULT 2022 (declaração dos Ministros da Cultura dos Estados Membros da UNESCO), agrega visões convergentes de todas as Cidades Criativas da UNESCO e de outras organizações que entendem a cultura como crucial para a estratégia de desenvolvimento sustentável, partilhando experiências e boas práticas.

No próximo ano, a Conferência Anual será realizada em Istambul, uma Cidade Criativa do Design da UNESCO, com o objetivo de fortalecer o compromisso em moldar “Cidades à Prova de Futuro”.

A rede de cidades criativas da UNESCO em Portugal inclui: Idanha-a-Nova e Leiria, ambas na Música; Óbidos, na Literatura; Caldas da Rainha, em Artesanato e Artes Populares; e Covilhã, no Design.