Chama-se “Romance de Dom Dinis, El-Rey que (nom) fez tudo quanto quis”, e foi recentemente apresentado na Casa José Saramago – Biblioteca Municipal, no contexto da programação do Mercado Medieval de Óbidos.
Da autoria de Natália Constâncio, com prefácio de Annabela Rita, a obra “retrata a vida e o relacionamento de Dom Dinis e de Dona Isabel”, citando a Vila de Óbidos, “porque o castelo constituiu uma dádiva matrimonial a Dona Isabel”, refere a escritora. “Muito embora se trate de um romance que apresenta o discurso do Rei, a obra tem como protagonista Dona Isabel”.
“Através de uma incursão psicológica, a narrativa diegética vai mostrando, de forma paulatina e singular, a dualidade anímica em que se vê Dona Isabel, ante dois amores igualmente sublimes: o que dedica a Deus e o que experiencia com Dom Dinis”, lê-se, na sinopse da obra.
Recorde-se que o Mercado Medieval de Óbidos, edição 2024, decorre até ao próximo domingo, 28 de julho, sob o tema “Entre Rosas e Espinhos”. Magia, dança, música e animação vão prolongar-se até lá, desta vez a pretexto das celebrações do casamento real entre El-Rei D. Dinis e D. Isabel de Aragão.
Sobre Natália Constâncio
Doutorada em Estudos Portugueses e Mestre em Literaturas Românicas – Literatura Portuguesa, Natália Constâncio é licenciada em Humanidades e investigadora integrada do IELT (NOVA-FCSH). Desde 2018, coordena, com o historiador Daniel Alves (IHC-NOVA-FCSH), o “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental”.
Integra a equipa editorial da Revista LIT&TOUR (UAlg.), o WG3 do Writing Urban Places, e colabora com o Ciclo da presença no Alto Alentejo, com a Revista TRIPLOV e com o Jornal Página UM, entre outros.
É autora, coautora e coeditora de estudos e artigos académicos sobre Literatura, Literatura e Ambiente, e Literatura e Turismo. Assina romances, livros infantis e também de poesia.