Óbidos recebe, durante três dias, a 2ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano com Cabo Verde como país convidado. Partilhar projetos de mobilidade sustentável, debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e inspirar o futuro, são os objetivos deste encontro, que decorre até 5ª feira, entre o Auditório Municipal – Casa da Música e a Praça da Criatividade.
“Queremos estar na ‘linha da frente’”, nestas matérias, e partilhar boas práticas, “quer com a população de Óbidos, quer com o público que nos visita”, afirmou hoje Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar do Município de Óbidos, na abertura do congresso que tem como tema “Desafios Urbanos, Gerações e Ativismo”.
“Óbidos enfrenta e aceita o desafio da sua identidade histórica”, sendo que o foco está em “criar soluções equilibradas com o seu património”. Segundo considera, há fatores a que importa atender, como sejam a mobilidade sustentável “numa vila medieval e num território eminentemente turístico”, a adequabilidade das infraestruturas ou o desenvolvimento de um projeto educativo interdisciplinar.
Dentro da estratégia de promoção do Desporto, e numa aposta clara na mobilidade sustentável, Margarida Reis referiu que o Município de Óbidos se prepara para introduzir bicicletas nos Jardins de Infância e complexos escolares, complementando o apetrechamento feito pelo agrupamento. Desta forma, todos os alunos terão acesso ao uso da bicicleta no meio escolar.
Trata-se do projeto ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, um projeto com um investimento de 52 mil euros.
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos terão a oportunidade de aprender a andar de bicicleta, com a continuidade deste hábito em casa. O projeto contemplará também bicicletas adaptadas para crianças com necessidades educativas especiais.
Na sessão de abertura do congresso, José Nuno Amaro, coordenador geral do CIMES e CEO da NUNOZAMARO Mobility, explicou que, na génese deste encontro, está “uma vontade do Município de Óbidos de fazer diferente, não só no seu concelho, como também a nível nacional”. Em 2024, acredita, “Óbidos pode ser a ‘Capital da Bicicleta’, no seu todo”.
Quanto à escolha de Cabo Verde como país convidado desta segunda edição do congresso internacional, José Nuno Amaro disse não ter sido em vão. “Com este evento, queremos encontrar formas de cooperar” com este país. “A bicicleta tem um papel que vai além de um mero meio de transporte. Ela é uma ferramenta. E sendo Óbidos já parceiro de Cabo Verde no campo da Literatura, pode ser uma forma de levar livros à população”, referiu.
O CIMES 2024, promovido pelo Município de Óbidos e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, conta com a presença de representantes oficiais, instituições nacionais e internacionais, escolas e autarquias.
Momentos antes do arranque do CIMES, Eurico Correia Monteiro, embaixador da República de Cabo Verde em Portugal, foi recebido por membros do executivo municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“É com muito gosto que estou em Óbidos, e a participar num evento que trata de matérias que dizem muito a Cabo Verde – pela nossa História e pelo contexto em que vivemos”, começou por dizer Eurico Correia Monteiro. “A mobilidade, a sustentabilidade, são temas cruciais para Cabo Verde. Esta troca de experiências é, sem dúvida, fundamental para vencermos desafios futuros nestas áreas”.
“Temos de facto ligações muito próximas, e que se estendem à Literatura, aos escritores”, apontou, por seu turno, Margarida Reis.
A vereadora que tem também consigo o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Óbidos deu conta da existência do Prémio Literário Fernando Leite Couto, instituído em 2017, e que tem como objetivo promover e premiar jovens escritores moçambicanos.
O Município de Óbidos, através da estratégia Óbidos Vila Literária, integra este prémio com a missão comum entre todos os parceiros de promover a literatura e o livro como ferramenta de desenvolvimento do território. “Tem sido muito importante e tem contribuído fortemente para promover e impulsionar a leitura”.
Programação completa CIMES em CIMES – Congresso Internacional Mobilidade Escolar Sustentável.