Chegou ao fim, esta quinta-feira, 03, a 2ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável. Foram três dias de trabalho em torno de questões como a mobilidade sustentável nas escolas, tendo como tema “Desafios Urbanos, Gerações e Ativismo”.
Durante o evento, o município de Óbidos apresentou a ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, um projeto que envolve um investimento de 52 mil euros e que visa a introdução de bicicletas nos Jardins de Infância e complexos escolares, complementando o apetrechamento feito pelo Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
O projeto contemplará bicicletas adaptadas para crianças com necessidades educativas especiais.
O grande objetivo desta estratégia é capacitar os jovens para que possam optar, cada vez mais, por meios de transporte amigos do ambiente, contrariando a baixa expressividade dos números relativos à sua utilização.
“As questões da mobilidade sustentável são, para nós, uma prioridade”, afirma Telmo Félix, vereador com o pelouro da Sustentabilidade na Câmara Municipal de Óbidos. “Trazer a debate estes temas, refletir sobre soluções de futuro, novos caminhos, e partilhar boas práticas neste domínio – envolvendo escolas, alunos, e outros agentes educativos como o fizemos durante os três dias de congresso – é, nessa medida, fundamental”.
Para além do projeto ECO, em Óbidos “temos já cerca de 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais, e, com a nova parceria com o Palmilhar Portugal, vamos expandir essa rede em mais 40 quilómetros, totalizando aproximadamente 120 quilómetros”. Estes percursos atravessam áreas de grande riqueza natural e ambiental, em linha com os princípios da mobilidade sustentável e escolar.
Durante os três dias de congresso, foram trazidos ao Auditório Municipal da Casa da Música e à Praça da Criatividade, em Óbidos, vários casos de boas práticas implementadas por vários agrupamentos de escolas do país, e partilhados exemplos de dinâmicas desenvolvidas em meio escolar.
Os jovens do ensino secundário provenientes de várias escolas do país foram igualmente chamados a participar no seminário, desta feita para debateram o tema “Mobilidade Escolar Plena e Sustentável” enquanto peça-chave no combate às alterações climáticas, na promoção de práticas e estilos de vida mais saudáveis e na criação de ambientes urbanos seguros e inclusivos.
O CIMES 2024, promovido pelo Município de Óbidos e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, contou com a presença de representantes oficiais, instituições nacionais e internacionais, escolas e autarquias. Pretendeu promover a partilha de projetos de mobilidade sustentável e debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e na sociedade. Cabo Verde foi o país convidado.
Óbidos, “Capital da Bicicleta”
Na sessão de abertura do congresso, José Nuno Amaro, coordenador geral do CIMES e CEO da Nuno Zamaro Mobility, explicou que, na génese deste encontro, está “uma vontade do Município de Óbidos de fazer diferente, não só no seu concelho, como também a nível nacional”. Em 2024, acredita, “Óbidos pode ser a ‘Capital da Bicicleta’, no seu todo”.
Quanto à escolha de Cabo Verde como país convidado desta segunda edição do congresso internacional, José Nuno Amaro disse que a mesma não foi feita em vão. “Com este evento, queremos encontrar formas de cooperar” com este país. “A bicicleta tem um papel que vai além de um mero meio de transporte. Ela é uma ferramenta. E sendo Óbidos já parceiro de Cabo Verde no campo da Literatura, pode ser uma forma de levar livros à população”, referiu.
Momentos antes do arranque do CIMES, Eurico Correia Monteiro, embaixador da República de Cabo Verde em Portugal, foi recebido por membros do executivo municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho.