O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) prepara-se para dar início à nova edição da Academia deCode, em novembro, oferecendo uma experiência imersiva em Programação e Robótica. Destinada a jovens que procuram explorar o mundo da tecnologia de forma prática, a edição deste ano é reforçada por uma vantagem especial: os alunos de Óbidos beneficiam de condições de acesso, com o apoio do Município. Esta medida reflete o compromisso do PTO e do Município de Óbidos em apoiar o desenvolvimento tecnológico dos jovens do concelho, incentivando a formação em áreas com grande potencial para o futuro.
O curso exige a todos uma inscrição de 30 euros, valor que poderá ser descontado caso o aluno opte por adquirir o robô desenvolvido durante a formação. Esta vantagem permite aos jovens aprofundarem o seu conhecimento e levarem o projeto para casa.
Nesta edição, cinco empresas da comunidade do Parque Tecnológico de Óbidos, todas 100 por cento portuguesas, assumem papéis essenciais no desenvolvimento do programa.
A Sharkcoders fica encarregada da criação da estrutura pedagógica do curso, desenvolvendo o currículo e os conteúdos formativos que irão guiar os jovens ao longo das várias fases de aprendizagem em programação e robótica. A ImpactWave é a responsável pelo desenvolvimento aplicacional (App), o software para o controlo do IORover, proporcionando aos alunos um contacto direto com a programação aplicada num robô funcional.
A JSIO – IoT, por sua vez, é a responsável pela conceção do IORover de uma forma transversal, incluindo a sua framework de desenvolvimento rápido de produtos IoT e desenho estrutural. À Gadget Priority coube a tarefa de fabricar as placas eletrónicas, componentes eletrónicos do rover, garantindo o interface físico de controle do IORover, o que possibilita aos alunos uma compreensão concreta da forma de interação com os componentes que permitem a sua locomoção.
Finalmente, a Essencial Tech é a responsável pela produção das peças estruturais do rover, utilizando tecnologias de impressão 3D e corte a LASER, oferecendo aos alunos uma introdução ao design e à prototipagem.
O diretor executivo do PTO, Miguel Silvestre, destaca a importância do programa deCode. “Continua a haver uma carência de formação de base tecnológica no ensino regular. Não é só em programação, mas também em eletrónica e robótica. Estes cursos são a base de uma formação pessoal e técnica que prepara crianças e jovens para a compreensão de uma sociedade cada vez mais digital. A Academia deCode é, acima de tudo, um contributo social do Parque Tecnológico de Óbidos, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos por entidades de referência internacional, como a Organização das Nações Unidas”, disse.
Desde o seu lançamento, em 2015, o projeto deCode tem-se destacado na educação tecnológica em Óbidos, proporcionando formação contínua a crianças e jovens em idade escolar. Com o apoio do Município e o envolvimento direto das empresas tecnológicas, o deCode 2024 promete ser uma edição marcante, abrindo portas para uma nova geração de talentos em programação e robótica.
Mais informações e inscrições em geral@obidosparque.com.