Rede de Centros de Convívio Melhor Idade celebra 19º aniversário

151

A Rede de Centros de Convívio Melhor Idade do Município de Óbidos celebrou esta quinta-feira, 14 de novembro, o seu 19º aniversário.

Sob o tema “Baile de Gala”, o programa comemorativo juntou este ano cerca de duas centenas de participantes, entre utentes, instituições, entidades parceiras e executivo municipal.

A rede municipal de Centros de Convívio, em funcionamento desde 2005, surgiu para combater a solidão e o isolamento da população sénior, e para colmatar a falta de respostas sociais nesta área.

O programa visou também desafiar e reforçar cada parceiro local com mais competências, nomeadamente na área social, por forma a dinamizar as comunidades locais e promover a existência de espaços de proximidade e de inclusão social para os residentes nestas localidades.

Posteriormente, foram também reaproveitados os espaços de algumas escolas primárias, que fecharam com o reordenamento da rede escolar e construção dos complexos escolares.

Devolver estes espaços à comunidade, criar respostas localmente próximas das pessoas que deles precisam, e com os quais se identificam, foi desde sempre a principal preocupação do Executivo de então e seguintes, assim como da equipa técnica que implementou esta estratégia no terreno e que acompanha a evolução e dinâmica do programa.

Atualmente com 11 centros de convívio em funcionamento, distribuídos pelas sete freguesias do concelho, 200 inscritos, sendo que 181 frequentam com regularidade, 11 instituições parceiras no terreno e uma rede de profissionais ligados ao programa direta ou indiretamente, “continuamos, diariamente, a fazer a diferença no dia a dia de quem frequenta estes equipamentos”, afirma José Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

A gala foi realizada num ambiente de grande alegria e entusiasmo, sendo uma forma de assinalar o trabalho realizado diariamente pelos Centros de Convívio, que têm sido um ponto de encontro essencial para os mais velhos, promovendo não só o seu bem-estar social como também o fortalecimento dos laços comunitários.

A celebração contou com a atuação da Oficina de Música do Espaço F, que conta já com cerca de 60 inscritos, seguido de almoço e momento musical.

Este evento reflete o compromisso do Município de Óbidos em continuar a valorizar e apoiar a terceira idade, oferecendo-lhe, através das inúmeras atividades que têm ao seu dispor, mais qualidade de vida e oportunidade de integração social, afastando assim a solidão e isolamento.