Escritor José Luís Peixoto leva Óbidos ao festival literário Utopia

139

O escritor José Luís Peixoto esteve em Braga, no festival Utopia, a promover Óbidos e os seus eventos dedicados à Literatura, ao livro, aos escritores e à palavra.

O também curador do Latitudes – Literatura e Viajantes, festival centrado na Literatura e na escrita de viagens, foi o convidado de Raquel Marinho no podcast “O Poema Ensina a Cair”, gravado ao vivo na Capela Espaço Vita, e integrado na mesa “Festivais Literários de Óbidos”.

Inspirada pela ideia de Lawrence Ferlinghetti de que “a poesia é a distância mais curta entre duas pessoas”, a jornalista pretendeu “conhecer melhor o escritor, através das suas escolhas poéticas, aproximando-o ainda mais dos seus leitores”.

A participação de José Luís Peixoto no Utopia contou com o apoio do Município de Óbidos, parceiro do festival, que este ano decorreu entre os dias 15 e 24 de novembro.

“A parceria entre Óbidos e Braga é um exemplo inspirador de como a colaboração entre municípios pode enriquecer a promoção da Literatura e, claro, da Cultura. O festival Utopia veio unir duas cidades com histórias e identidades marcadas pelo amor às letras, criando um espaço de partilha que amplia o acesso à arte literária e valoriza os nossos autores e leitores”, refere Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Óbidos. “É com grande entusiasmo que Óbidos se junta a Braga nesta iniciativa, reafirmando o nosso compromisso com este bem maior que é a Cultura, pilar essencial do desenvolvimento humano e social”.

O Utopia é um evento cuja programação é composta por conversas, espetáculos, workshops, sessões com escolas, oficinas, entrevistas, exposições, passeios literários e várias outras propostas, ao longo de 10 dias. Acolhendo todas as culturas e manifestações, respeitando e estimulando a diversidade, é porta de entrada para todos aqueles que se encontram e manifestam no livro.