Projeto “Receitas com História” distinguido pelo “Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo” na Região Centro

124

“Receitas com História”, um projeto do município de Óbidos orientado para a população sénior do concelho, acaba de ser distinguido com uma Menção Honrosa pelo “Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro”, na categoria Vida+ Aprendizagem.

Este projeto, integrado no programa Óbidos +Ativo e no domínio do Desporto, Saúde e Bem-Estar, traduz-se na confeção de uma receita com os utentes dos vários centros de dia e/ou de convívio do concelho, com quem é trabalhada a história e a tradição dessa mesma receita. Com estas dinâmicas, a equipa responsável pelo projeto, composto pela equipa de nutrição com o apoio de uma terapeuta ocupacional e de uma psicóloga, pretendem promover a literacia alimentar, melhorar a qualidade alimentar, partilhar informação intergeracional, combater o isolamento, e fomentar relações interpessoais, junto da população sénior do concelho.

Óbidos é uma das zonas mais envelhecidas da região oeste Norte, com cerca de 184,9 idosos por cada 100 jovens, pelo que “implantar projetos para a população mais idosa é uma prioridade para o Município”, aponta Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar na autarquia obidense. “Pretendemos melhorar-lhes a qualidade de vida, combater o isolamento social e estimular a sua autonomia, mas sempre focados na prevenção da saúde e aproveitando toda a sua experiência e sabedoria. Temos ao dispor desta população projetos bastante criativos”, salienta a vereadora, deixando o convite para que todos os interessados façam a sua inscrição no complexo desportivo.

No total, este projeto, que se destacou de entre um total de 149 candidaturas, desenvolve-se ao longo de 33 sessões de 60 minutos cada, abrangendo 150 utentes.

A Menção Honrosa foi atribuída no 11.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que decorreu no passado dia 05 de dezembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.

O “Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro” é uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), do Ageing@Coimbra e do AgeINfuture. O congresso integrou a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da edição de 2024 do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro e ainda uma Mostra de Boas Práticas.

Estas iniciativas coordenadas pela CCDR Centro são um reconhecimento das melhores práticas e das entidades que se destacaram pelo seu trabalho no apoio ao envelhecimento ativo e à inclusão.