Fólio 2023: Woody Allen em conversa com Ricardo Araújo Pereira, na Cinemateca

Colaboração entre o FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos e o Grupo Almedina

2372

No dia 14 de Setembro, pelas 15 horas, na Sala M. Félix Ribeiro, a Cinemateca Portuguesa irá receber uma sessão especial de “Manhattan”, de Woody Allen, que contará com a raríssima presença deste nome incontornável do cinema. Antes da exibição do filme, o realizador norte-americano participará numa conversa com o humorista Ricardo Araújo Pereira, num acontecimento único e irrepetível. “Gravidade Zero” é o título deste evento, que resulta de uma colaboração com o Grupo Almedina e o FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Esta será a primeira vez que Woody Allen, à beira de completar 88 anos, visitará a Cinemateca, na véspera da estreia do seu novo filme, que chegará às salas portuguesas no final de Setembro. Realizador, ator e argumentista, trabalhando quase sempre no território da comédia, nas últimas décadas tem vindo a deixar o protagonismo para outros atores que funcionam como alter-ego da sua persona, concentrando-se sobretudo no trabalho atrás das câmaras.

O inadjectivável “Manhattan” (o seu filme que mais vezes passou na Cinemateca, a par de “The Purple Rose of Cairo”) dá a ver um Woody Allen, no expoente máximo da sua linguagem, no papel de um escritor neurótico às voltas com as suas igualmente neuróticas relações amorosas na sua Nova Iorque de sempre.

A sessão e a conversa serão de entrada livre, mediante levantamento de ingresso 60 minutos antes do início (limitado a dois bilhetes por pessoa). A conversa decorrerá em inglês sem tradução simultânea.

Fonte: Cinemateca