Casa do Povo com menção honrosa no Prémio BPI

8 de outubro

695

A Casa do Povo do Concelho de Óbidos recebeu uma menção honrosa, no valor de oito mil euros, na segunda edição do Prémio BPI Seniores. Esta distinção foi atribuída, no passado 8 de outubro, pela apresentação do projeto “Serviço de Teleassistência no Concelho de Óbidos”.

Trata-se de um programa que consiste em implementar um serviço de teleassistência no domicílio do idoso, através da colocação de 25 dispositivos de comunicação móvel no domicílio do utilizador, que, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão, contactará, de imediato (através de um botão de emergência), a central de assistência, que se encontra disponível 24 horas por dia, durante todo o ano, munida com profissionais formados na área da saúde e/ou apoio social, que ativará os mecanismos necessários para resolução.

Segundo uma nota da instituição, “pretendemos, com este projeto, garantir um serviço de apoio inovador no Concelho, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos utilizadores, combatendo o isolamento e oferecer um acompanhamento próximo e contínuo do idoso no seu domicílio, retardando ou evitando a necessidade de recurso à institucionalização e disponibilizar soluções a pessoas com baixos recursos e isoladas.”

O BPI lançou a 2.ª edição do Prémio BPI Seniores, no valor de 500 mil euros, para apoio a projetos que visem a integração social e promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos. Este ano foram registadas 580 candidaturas, tendo o júri distinguido 27 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Casa do Povo de Óbidos é uma resposta social a funcionar desde dezembro de 2012, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a idosos, adultos ou famílias quando, por motivo de doença, deficiência, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Tem como principal objetivo de contribuir para a melhoria de qualidade de vida das pessoas.

Nesta resposta social são prestados os mais diversos serviços, nomeadamente, distribuição diária de refeições, auxílio na alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, higiene habitacional, serviço de tratamento de roupa, apoio em deslocações e aquisições de serviços no exterior, acompanhamento psicossocial e atividades de animação sociocultural, prestados de segunda a sábado das 08h00 às 17h30.

– Press Release (Pdf)