Está aberto oficialmente o Mês da Juventude, no Oeste

Mês da Juventude

575

Está aberto, oficialmente, o Mês da Juventude. A cerimónia aconteceu ontem, dia 15 de março, no Centro de Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com a presença de cerca de 600 alunos dos seis concelhos que fazem parte desta iniciativa. A sessão inaugural contou com a presença do chefe de gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nuno Félix, e dos presidentes de Câmara e vereadores das autarquias envolvidas. Decorreram ainda as Jornadas da Juventude, subordinadas ao tema do “Voluntariado”.

Na sessão de abertura do Mês da Juventude, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos afirmou que juntar os seis concelhos numa iniciativa tão abrangente é muito importante, desejando que, para o ano, “sejam os 12 concelhos do Oeste a fazer este Mês da Juventude”. Humberto Marques garantiu ainda que a geração mais velha “precisa dos jovens, porque são o garante do futuro”.

Por seu lado, Nuno Félix afirmou que os jovens não são só futuro. “Este País é vosso e é no presente que vocês têm de atuar”, explicou o chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Adaptando uma frase conhecida do Presidente Americano J. F. Kennedy, o responsável disse aos jovens presentes: “Não perguntem o que a vossa região pode fazer por vocês, mas o que vocês podem fazer pela vossa região”.

Recorde-se que os Municípios de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche promovem, de 15 de março a 15 de abril, a primeira edição do Mês da Juventude. A iniciativa conta com o envolvimento dos agrupamentos de escolas dos seis municípios, instituições de solidariedade social, associações de estudantes, juvenis e grupos informais de jovens, e propõe um vasto programa de atividades.

O programa do Mês da Juventude 2016 vai promover momentos de fruição artística e cultural, mas também debater a responsabilização, consciencialização das problemáticas sociais e otimização do trabalho associativo e escolar, assim como ações informativas sobre programas europeus de relevância, como o Erasmus +.

Temas relevantes para os jovens serão discutidos nas Jornadas da Juventude, que contarão com a presença de entidades oficiais, na sessão de Abertura, marcada para as 09h15, de 15 de março, no grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Os jovens poderão participar nas iniciativas programadas, independentemente do seu concelho. Todas as ações são gratuitas.

Mês da juventude

Programa (pdf)