“Felizmente temos tido a oportunidade de concretizar muitos sonhos”

Espaço de Integração Multicultural

1016

À Porta da Vila, em Óbidos, há um novo espaço, um novo conceito. Chama-se Espaço de Integração Multicultural e tem como principais valores a sustentabilidade, a colaboração, a troca de experiências, a valorização de competências e a integração multicultural. Criando sinergias com os programas Melhor Idade e Ativa-te, lá estão à venda uma série de produtos, todos com a “marca” Óbidos. Foi inaugurado no passado domingo, 21 de Maio, e é um projeto do Espaço Ó.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “felizmente, em Óbidos, temos tido a oportunidade de concretizar muitos sonhos e este é um deles”. Para Humberto Marques, esta nova loja, que terá produtos 100 por cento Óbidos, “é a forma mais simples de explicar o que é Desenvolvimento Comunitário”. “A nossa grande visão é tornar as pessoas mais felizes e reconhecer, credenciar e internacionalizar, se possível, aquilo que é a nossa identidade”, explicou o autarca.

Humberto Marques agradeceu ainda “a todas as gerações, a esta diversidade de origens, porque são estas diferenças que nos tornam mais fortes para vencer os desafios que se avizinham”. “Hoje temos uma loja para evidenciar aquilo que são os nossos recursos endógenos”, afirmou o presidente da autarquia, sublinhando “o orgulho, o sentido de missão e a importância deste novo espaço”.

Para John Dowling, dos Silver Coast Volunteers, “este foi é um dia muito significativo”. O responsável destacou a importância da integração dos imigrantes na comunidade local, justificando a criação da associação. “O ano passado, um conjunto de pessoas juntou-se e formou o Silver Coast Volunteers. Agora, com a Câmara Municipal de Óbidos, estamos juntos, com muitos projetos ao nível local”. “Este é um bom exemplo de como colocar as pessoas a trabalhar em conjunto”, rematou John Dowling.

Inserido na estratégia territorial do Município de Óbidos, o Espaço de Integração Multicultural é dinamizado pelo Espaço Ó, Silver Coast Volunteers, Gabinete de Inserção Profissional, Empreendedores do Programa Ativa-te, programa municipal Melhor Idade e Guias de São Lourenço. O objetivo é, acima de tudo, a partilha de competências entre comunidades, mas também um espaço onde os estrangeiros podem ajudar outros estrangeiros, que queiram vir viver para a região, a adaptar-se e a perceber o modo de vida português, nas suas diversas componentes.

Press Release (pdf)