“É um orgulho fazermos parte deste Top 10 mundial”

The Guardian considera Óbidos como uma das 10 melhores cidades do livro do Mundo

2003

O The Guardian, um dos mais conhecidos e importantes jornais britânicos, considerou, num artigo publicado no passado dia 26 de Abril, Óbidos como uma das 10 melhores cidades do livro do Mundo. A par de Óbidos, única localidade portuguesa, há cidades de Espanha, França, Estados Unidos, Noruega, Itália, Coreia do Sul, Holanda, Dinamarca e Índia.

Segundo o jornal, “Óbidos destaca-se da maioria das outras cidades do livro porque não abriu novas livrarias”. “Muitas lojas simplesmente adicionaram livros aos seus negócios. Assim, as galerias de arte locais vendem livros de arte, o mercado biológico de Óbidos tem prateleiras de livros de culinária por detrás das suas frutas e legumes frescos (…)”. “Uma das livrarias mais impressionantes é a Grande Livraria de Santiago, dentro de uma igreja do século XIII, ao lado do castelo de Óbidos”, revela o artigo, acrescentando os “livros em várias línguas estão empilhados em antigos altares”.

“Óbidos acolhe um grande festival literário internacional, FOLIO, atraindo autores conceituados como Salman Rushdie e VS Naipaul e apresentando maratonas de leitura, concertos e projeções. Outros projetos incluem a transformação de casas abandonadas em espaços de trabalho ao vivo para escritores, artistas e outros empreendedores criativos”, sublinha o The Guardian.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “é um orgulho, no País, sermos a única cidade do livro e mais orgulho por fazermos parte do top 10 do Mundo”. Humberto Marques considera que este tipo de referências “posicionam-nos num patamar internacional, dando a conhecer ao Mundo este nosso destino e tudo o que isso possa trazer”. “Estou convencido que esta estratégia traz crescimento económico ao concelho, não só em termos de turismo, mas de potenciais investidores que possam chegar até nós”, entende o autarca, concluindo que “devemos estar, cada vez mais, determinados em seguir este rumo”.

Link

Press Release (pdf)