Atelier: como construir uma cabana dos pescadores da Lagoa de Óbidos

Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos

654

Decorre no próximo dia 30 de Outubro (sábado), entre as 10h00 e as 13h00, mais uma edição do atelier “Cabanas tradicionais dos pescadores da Lagoa de Óbidos” organizado pelo Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos e do Coletivo Guarda-Rios.

Trata-se de uma iniciativa que pretende dar a conhecer a história das cabanas dos pescadores da Lagoa de Óbidos (atualmente ainda se podem encontrar algumas), como surgiram, como são construídas e para o que servem na atualidade.

As primeiras cabanas desta Lagoa, surgiram na Ponta da Ardonha (Braço da Barrosa) há mais de 200 anos e foram construídas por pescadores vindos da Murtosa (no distrito de Aveiro) – os «Varinos» – nas suas primeiras migrações. Eram conhecidas como as «barracas» dos pescadores e tinham um formato e uma função diferentes das cabanas de hoje.

Durante os oito meses de campanha que os Varinos por aqui passavam, essas cabanas serviam de habitação – “ali cozinhavam, dormiam e guardavam o pouco que tinham”.

Porque é também uma ação de voluntariado pode, por isso, dar o seu contributo, participando no restauro de uma original cabana de pescadores da Lagoa de Óbidos.

Todos os interessados devem inscrever-se aqui até 28 de Outubro (quinta-feira). As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Esta atividade não é adequada a crianças com menos de 10 anos. O ponto de encontro é na Avenida do Mar, Foz do Arelho, Caldas da Rainha.

O Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos é um projeto que permite abordar, divulgar e estudar diversas áreas do conhecimento como a ecologia, biologia, história, sociologia e etnologia da Lagoa de Óbidos. A entidade coordenadora é a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) em parceria com a Câmara Municipal de Óbidos, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania.

Cartaz

Nota de imprensa