CellmAbs, da comunidade Óbidos Parque, anuncia venda de terapias contra o cancro à BioNTech

Biotecnológica portuguesa, uma spin-off da Universidade NOVA de Lisboa

176

A CellmAbs, biotecnológica portuguesa com escritório no Óbidos Parque, anunciou a formalização de um acordo de atribuição de patentes e licenciamento com a BioNTech, uma empresa dedicada à imunoterapia de próxima geração e pioneira em terapias inovadoras para o cancro e outras doenças graves.

Nos termos do acordo, esclarece a empresa, em comunicado, a “BioNTech irá adquirir um dos candidatos em fase pré-clínica da CellmAbs, juntamente com tecnologia adicional ADC (Antibody-Drug Conjugate)”.

Tendo levantado uma ronda única de investimento de 1,4 milhões de euros em junho de 2019, a biotecnológica atingiu marcos de desenvolvimento científico significativos em pouco mais de três anos.

“As conquistas da CellmAbs são evidência de uma execução estratégica e gestão de recursos eficaz, aliadas ao nosso compromisso com a descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos”, salienta Nuno Prego Ramos, cofundador e CEO da CellmAbs, citado no mesmo comunicado. “Este facto realça igualmente o potencial das empresas biotecnológicas portuguesas em liderar a inovação médica a nível mundial”.

No contexto desta decisão estratégica, estão já a ser lançadas as bases para uma nova empresa biotecnológica. “Estamos muito satisfeitos com a validação da nossa abordagem direcionada a alvos específicos do cancro e estamos ainda mais entusiasmados em avançar com o desenvolvimento de novos tratamentos inovadores para a oncologia e longevidade”, rematou Nuno Prego Ramos.

Sobre a CellmAbs
Criada em 2019 como uma spin-off da Universidade NOVA de Lisboa, a CellmAbs é especializada no desenvolvimento de novos tratamentos contra o cancro.

Empresa da comunidade Óbidos Parque, a CellmAbs, cofundada por Nuno Prego Ramos e por Paula Videira, resulta de uma colaboração de investigação entre a Universidade NOVA, o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR), na Alemanha, sendo apoiada por duas das maiores sociedades de capital de risco na área das Ciências da Vida em Portugal (a Portugal Ventures e a Bionova Capital).