Óbidos inaugura Gabinete de Apoio ao Emigrante

Apoio ao Emigrante

1164

Foi inaugurado no passado dia 12 de Outubro, pelas 15 horas, no Edifício dos Paços do Concelho de Óbidos, o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). A cerimónia de assinatura do protocolo, celebrado entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) e o Município de Óbidos, contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José de Almeida Cesário.

Segundo Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal, “o Município de Óbidos, desde sempre, pautou a sua estratégia de actuação por apostar muito na criação de serviços de apoio à população”. Nos últimos 10 anos foi criada uma vasta gama de serviços, “mas não tínhamos uma resposta que pudesse ser significativa para esta vertente de quem deixou a sua terra natal”. Por isso, o Município aceitou este desafio e, usando “a nossa plataforma já criada, com os nossos funcionários, podemos resolver os problemas que os nossos emigrantes têm”, frisou.

Por seu lado, José Cesário afirmou que estes gabinetes, criados em 2003, “são uma coisa muito simples”, uma vez que Portugal tem “capacidade técnica, felizmente de grande nível, para orientar processos” em vários domínios. “Se nós temos essa capacidade, e porque não podemos estar em todos o lado, porque não juntarmo-nos aos Municípios”, questionou o governante, sublinhando que estes GAE foram criados “sem se gastar dinheiro, juntamos apenas esforços”.

Recorde-se que o GAE visa dar resposta a várias situações, nomeadamente no que diz respeito às questões inerentes ao regresso e reinserção dos Emigrantes, nas suas múltiplas vertentes, nomeadamente, social, jurídica, económica, emprego, escolaridade e formação.

Do ponto de vista do conhecimento estatístico, estima-se que cerca de 90 por cento dos Emigrantes portugueses regressam ao seu concelho e freguesia de origem. Assim sendo, o poder local pode assumir um papel relevante no apoio e encaminhamento dos seus munícipes residentes e/ou ex-residentes no estrangeiro.

O GAE de Óbidos está disponível na zona do Balcão de Atendimento, localizada no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal de Óbidos, e vai funcionar entre as 9 e as 16 horas, todos os dias úteis.

Desdobrável (pdf)