Concerto dos SOPRO na Livraria Histórias com Bicho

S.O.P.R.O.

608

Na próxima quarta-feira, dia 13 de junho, a Livraria Histórias com Bicho, nos Casais  Brancos, concelho de Óbidos, recebe o concerto dos S.O.P.R.O. A iniciativa vai ter lugar pelas 18 horas, tem entrada livre e está integrada no conjunto de concertos que esta orquestra percussionista de rock tem vindo a apresentar pelo Município de Óbidos.

O concerto de estreia teve lugar no dia 20 de Abril no Complexo Escolar dos Arcos. Seguiu-se a presença no evento Maio Criativo, no espaço EPIC, a 19 de Maio. Para comemorar o Dia da Criança, voltaram ao Complexo Escolar dos Arcos a 1 de Junho. Dia 13 de Junho irão passar pela Livraria Histórias com Bicho. Para celebrar a chegada do fim do presente ano letivo, os S.O.P.R.O. vão atuar no Complexo Escolar do Furadouro no dia 14 de Junho pelas 10h15 e no Complexo Escolar dos Arcos no dia 15 de Junho também no período da manhã.

Os responsáveis pela livraria consideram este projeto como uma referência no âmbito educativo do Município, não só pelo seu carácter inovador, mas, sobretudo, por estimular as crianças para diferentes formas e géneros musicais, despertando e alargando o seu sentido acústico em múltiplas direcções.

Recorde-se que o projeto musical S.O.P.R.O. nasceu a partir do Projecto Educativo – Sons de Mim, proposto pelo animador Pedro Basílio para a turma do 4.º B do Complexo Escolar dos Arcos, durante o período lectivo de 2011/2012.

O projeto visava a criação de uma “Orquestra Percussionista”, com o rock como base musical, aspectos que serviram à origem do nome da banda: S.O.P.R.O. – Somos Orquestra Percussionista Rock d’Óbidos.

Os instrumentos que integram esta Orquestra são sobretudo de percussão, contemplando também um acompanhamento vocal, que explora músicas tradicionais infantis.

Foram várias as referências para a criação desta Orquestra – o percurso pessoal enquanto baterista do animador, a afinidade musical com um dos alunos da turma – Miguel Cascais – um dos guitarristas da banda, o filme “School of Rock” e o grupo musical Velvet Carochinha dos Açores.

Cartaz (Jpg)