Óbidos compromete-se a apoiar financeiramente contratação de médicos para o concelho

Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte

688

A Câmara Municipal de Óbidos aprovou, por unanimidade, a minuta de protocolo que irá estabelecer com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACES) uma colaboração para a prestação de serviços de cuidados de saúde de proximidade, “nomeadamente no âmbito dos serviços de saúde à população da área geográfica da intervenção da extensão de Saúde de A-dos-Negros”, lê-se no documento.

Este acordo vem no seguimento daquilo que a lei prevê, nomeadamente na competência dos Municípios em “construir, manter e apoiar os centros de saúde”, sendo que o ACES “tem por missão a prestação de cuidados de saúde primários à população de determinada área geográfica”.

Recorde-se que o Vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, o vereador Ricardo Ribeiro e o presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Negros, Vítor Mata, reuniram, no passado dia 10 de abril, na Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), com o vice-presidente desta instituição, Luís Pisco. Em cima da mesa esteve a falta de profissionais de saúde no concelho de Óbidos, nomeadamente, em A-dos-Negros, onde a aposentação do médico daquela freguesia deixa sem médico de família cerca de 2 mil utentes.

Na ocasião, Humberto Marques garantiu que “a Câmara Municipal de Óbidos está disponível para celebrar um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e ajudar na contratação de profissionais de saúde”, acrescentando que o vice-presidente da ARS “ficou de verificar se, do ponto de vista jurídico, tal é possível”.

Ficou ainda a promessa, na ocasião, por parte do responsável da ARS LVT, de analisar toda a situação do concelho de Óbidos, nomeadamente as propostas de solução apresentadas pelo Município, e fazer um ponto da situação brevemente.