Telmo Faria muito confiante com projeto Educativo de Óbidos

Projeto Educativo

804

“O Município de Óbidos investe anualmente no funcionamento do seu projeto educativo 2 milhões de euros.” Foi desta forma que Telmo Faria falou do esforço que a Câmara Municipal de Óbidos faz na Educação no Concelho. Um investimento que “nos permite estar num caminho de construção de uma melhor preparação da vida das nossas crianças”, realçou, acrescentando que já “foram investidos 23 milhões de euros a construir um parque escolar de excelência”.

Telmo Faria, que falava na cerimónia de abertura do ano letivo no concelho, explicou que quer “ir mais longe e construir a escola municipal”. Neste momento, o quadro legal impede essa autonomia na totalidade, de forma a adaptar o modelo educativo à realidade do concelho. No entanto, o autarca espera, dentro de pouco tempo, “que o Ministro da Educação transmita que Óbidos será a primeira escola municipal do País, já a partir de 2014”. “O País precisa de ter essa experiência”, sublinhou.

Em relação às novidades para este ano letivo, o autarca explicou, a todos os alunos, professores, funcionários e pais, que vai “haver um prolongamento do programa Crescer Melhor, que, este ano, celebra o seu décimo aniversário. “Foi um projeto que começou com muita coragem, mas começámos um pouco sozinhos na ocasião”, mas hoje é um projeto “consolidado e complementar para apoiar as nossas famílias”.

Também os Ateliês Criativos e o Óbidos Anima vão ter novidades. “Vão funcionar dentro do currículo do primeiro ciclo, dentro da área das expressões e na chamada oferta complementar e acaba por ser, também, uma estabilização destes dois programas”, explica.

No que diz respeito às Atividades Extracurriculares, o presidente da Câmara garante que “100 por cento dos alunos estão inscritos nestas atividades” que são “uma estratégia de complemento dentro do projeto educativo que as famílias querem e precisam e, por isso, é nossa obrigação corresponder a essas necessidades”.

Quanto à “Fábrica da Criatividade”, Telmo Faria esclarece que, este ano, o programa não trabalhará apenas dentro da escola. “A Fábrica da Criatividade, como uma grande estrutura de incentivo ao desenvolvimento da criatividade das nossas crianças, vai estender-se à vida do concelho”. Vai arrancar, em breve, o Óbidos Story Center, “uma espécie de novo posto de turismo, onde estarão a história e as nossas coisas relevantes, e esses conteúdos serão desenvolvidos e contados pelos nossos alunos”.

Telmo Faria explicou ainda que as escolas de Óbidos terão, este ano, um Centro de Apoio à Sustentabilidade, nos Ateliês Criativos, “onde serão feitas parcerias com as empresas e famílias do concelho para se criar um banco de resíduos, aos quais serão, posteriormente, transformados pelos alunos noutros produtos. É uma lógica de, a partir de resíduos, criar coisas novas, com criatividade e com base na sustentabilidade, valorizando esses mesmos resíduos”, sublinhou.

O Presidente da Câmara destacou ainda que o projeto educativo de Óbidos “está alinhado com os melhores”. “Não só estamos a chamar as melhores cabeças, que pensam a Educação em Portugal, como estamos a fazer com que Óbidos esteja em contacto com as melhores realidades da Europa.” “Vamos fazer uma parceria com uma escola modelo na Dinamarca e vamos fazer um projeto de cooperação para que o processo ensino/aprendizagem seja baseado nas questões da criatividade e inovação”, esclarece. A Microsoft Dinamarca é o parceiro nacional da escola dinamarquesa, enquanto nas escolas de Óbidos será a Fundação Calouste Gulbenkian. “Estamos a trazer para o nosso projeto a instituição com mais prestígio em Portugal para estar connosco a melhorar o nosso projeto educativo”, frisou Telmo Faria.

O autarca, que falou nos três complexos escolares de Óbidos, na passada sexta-feira, dia 13 de setembro, saudou todos os alunos, pais, professores e funcionários, garantindo que este é um processo “que tem de ser feito em conjunto, com todos, e que, por isso, temos razões para ter confiança de que vamos ter mais um ano letivo que será, seguramente, ainda melhor que os anos anteriores”.

Press Release (Pdf)