Lagoa: Comissão reúne em Óbidos

Comissão de Acompanhamento da Lagoa de Óbidos

609

A primeira reunião da recém criada Comissão de Acompanhamento da Lagoa de Óbidos aconteceu, em Óbidos, no passado dia 3 de dezembro, e juntou à mesma mesa as autarquias de Óbidos e Caldas da Rainha, Agência Portuguesa de Ambiente, entre outras entidades.

Recorde-se que o governo criou, dia 24 de novembro, esta Comissão, que tem como objetivo coordenar as intervenções previstas no Plano de Gestão Ambiental daquele espaço. A Comissão de Acompanhamento surge da necessidade de articular as intervenções previstas para a Lagoa entre as diversas entidades e informá-las de eventuais restrições de uso das áreas, segundo o despacho assinado pelo secretário de Estado do Ambiente, na ocasião. À comissão compete acompanhar as intervenções e promover sessões de esclarecimento junto da população e dos agentes económicos locais para os manter informados do decorrer das obras.

As dragagens que estão em curso, orçadas em 4,3 milhões de euros, é uma das medidas previstas no Plano de Gestão Ambiental da Lagoa de Óbidos, inscrita no Plano de Acão de Valorização e Proteção do Litoral, PAPVL 2012-2015, com grau de prioridade elevada.

A comissão é composta por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, câmaras municipais de Óbidos e Caldas da Rainha, juntas de freguesia da Foz do Arelho, Nadadouro, Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Capitania de Peniche, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento e Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Associação dos Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos.