Abertura da discussão pública Plano Estratégico Educativo Municipal de Óbidos

22 de Janeiro

619

No passado dia 22 de Janeiro, no auditório da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, foi iniciada a discussão pública do Plano Estratégico Educativo Municipal de Óbidos.

Este documento estruturante para a definição do ambiente educativo e dos eixos de ação do município na educação tem vindo a ser desenvolvido, no último ano, por uma equipa de cerca de 20 pessoas em que se contam, entre outros, professores dos diferentes ciclos de ensino, associações de pais, associações do concelho, a direção da escola e a equipa de trabalho da Universidade Católica do Porto.

O documento que é agora apresentado propõe 5 eixos fundamentais, listados com objetivos, estratégias e metas para a sua execução, decorrentes de uma análise aprofundada: Investimento na Criatividade e Inovação, Promoção do sucesso educativo e prevenção do abandono escolar precoce, Valorização dos serviços e recursos educativos, investimento na qualificação das pessoas e na aprendizagem ao longo da vida e, por fim, cooperação institucional e articulação entre as áreas culturais, sociais e económicas.

Segundo Humberto Marques, “este é um documento estruturante que nos permitirá definir e conhecer o caminho que é preciso percorrer. É, para além disso, um instrumento que indicará a coerência da nossa estratégia com as indicações de desenvolvimento do Horizonte2020. Para que este seja um documento que reflete a intenção e uma consciência sustentável da nossa realidade é essencial que todos participem. Esta discussão pública e a disponibilização deste documento aberto a contributos e sugestões é o reflexo de uma política educativa horizontal, democrática e participada como sempre defendemos”.

O documento estará disponível durante o mês de fevereiro no Portal do Município (www.cm-obidos.pt) e os contributos e sugestões poderão ser enviados para o e-mail peem@escolasobidos.net .

Plano Estratégico Educativo Municipal de Óbidos (pdf)