Óbidos participa no Projeto “European Sweet Itineraries”

1 de março

761

A Câmara de Óbidos está a participar, como parceiro, no Programa Europeu COSME (Programme for the Competitiveness of Enterprises of SMS 2014-2020), com o Projeto European Sweet Itineraries (ESI), que teve início a 1 de março de 2016 e terá a duração de 12 meses.

O projeto ESI visa desenvolver três passeios educativos na área da produção de doces e é dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 17 a 19 anos de idade, provenientes de Escolas e Cursos de Hotelaria, Turismo e Restauração.

Os itinerários serão pensados para o mercado juvenil, com objetivo de poderem vir a ser aplicados como passeios escolares. Graças aos itinerários educativos propostos, o projeto tem como objetivo formar jovens turistas e oferecer-lhes a possibilidade de melhorar os seus conhecimentos, aptidões e competências, úteis para o crescimento pessoal e profissional.

Os passeios educativos serão desenvolvidos em Portugal, Espanha e Itália, com um grupo de 36 estudantes, com idades compreendidas entre 17 e os 19 anos, e provenientes da Letónia.

Os países onde serão desenvolvidos os itinerários pretendem atrair jovens turistas de novos mercados potenciais (Letónia) e aumentar e envolver cada vez mais turistas dos mercados habituais. Portugal, Espanha e Itália são bem conhecidos pela sua oferta turística e, por esta razão, o projeto pretende atrair os jovens, a fim de promover um turismo sustentável, pois regista-se atualmente um crescimento do Turismo Juvenil, sendo este um público-alvo que, por norma, regressa ao mesmo destino mais de uma vez.

O projeto visa:

· Facilitar a mobilidade transnacional dos jovens na UE com um produto turístico que irá facilitar regimes de mobilidade transnacionais para o mercado de juventude;
· Reposicionar e ampliar o mercado jovem para aumentar as oportunidades de investimento para a indústria do turismo, para as PME e as empresas, tanto a nível europeu, como a nível internacional;
· Facilitar a internacionalização das empresas de turismo (principalmente as PME), bem como as Associações de Juventude e a sua introdução e consolidação no mercado do turismo juvenil;
· Facilitar a emergência de uma melhor e mais coordenada oferta turística, dedicada a grupos demográficos específicos, conjugando as necessidades e expectativas dos jovens;
· Melhorar a forma de trabalhar no domínio do turismo juvenil, promovendo o estabelecimento de parcerias transnacionais público-privadas, de longo prazo, apoiadas a nível regional, nacional e europeu.
· Conceber e desenvolver um modelo de mobilidade transnacional em torno de um produto turístico específico para o turismo dedicados ao mercado juvenil.

No caso de Óbidos, e tendo em conta a sua experiência na organização de eventos temáticos, nomeadamente o Festival de Chocolate, mas também de outros projetos relacionados com a produção de doces, foi esta edilidade convidada a participar neste projeto, como caso a estudar e promover.

Parceiros do projeto:

· Camera di Commercio Italiana Per Il Portugallo (Portugal) – Líder de Projeto
· Camera di Commercio e Industria Italiana per la Spagña (Espanha)
· Agenzia per lo Sviluppo (Itália)
· Centro Studi Citta di Foligno Associazione (Itália)
· Commune de Silvi (Itália)
· Valsts Izglitibas Satura Centrs (Letónia)
· Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism (Spain)
· Cliff (Itália)
· Smart Travel di Erika Lustri (Itália)
· Direccion General de Enseñanza Secundaria, Formación Profesional y Enseñan (Espanha)
· Município de Óbidos (Portugal)
· The Chocolate Way – Route du Chooclat (Itália)

O primeiro encontro do projeto ESI acontece nos dias 14 e 15 de abril, em Bruxelas, onde irão estar presentes três elementos do Município de Óbidos.

Press Release (pdf)