Recuperação do Santuário do Senhor Jesus da Pedra vai ser financiada pela Misericórdia de Lisboa

Senhor Jesus da Pedra

1034

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai contribuir financeiramente para recuperar o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos, um exemplar único do barroco português, cujo restauro acontecerá em três fases.

Este financiamento surge no âmbito de um protocolo ao abrigo da lei do mecenato, comunicou a Câmara Municipal de Óbidos, e na sequência de um pedido feito há dois meses pela autarquia.

Numa primeira fase, serão feitos arranjos na cobertura, em vigas e janelas, que têm provocado infiltrações, danificando o edifício e as obras de arte e madeiras no seu interior. Pinturas exteriores acontecerão numa segunda fase, terminando a obra com a recuperação de telas e de outros elementos patrimoniais.

Uma vez que este templo do século XVIII não está classificado como monumento nacional, não pôde aceder a candidaturas de fundos europeus.

Situado na estrada para as Caldas da Rainha, este templo foi inaugurado em 1747. O seu interior tem três capelas: a capela-mor dedicada ao Calvário, com uma tela de André Gonçalves, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José, com telas de José da Costa Negreiros. A imagem de pedra de Cristo Crucificado, em maquineta própria no Altar-Mor, esteve até à inauguração do Santuário numa pequena ermida, onde era objeto de grande devoção, nomeadamente pelo Rei D. João V.

Com mais este apoio, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa reforça a sua disponibilidade para financiar a recuperação do património a nível nacional, contribuindo para a sua preservação e assumindo o seu papel de mecenas da cultura e das artes.

(fonte: SCML)