No próximo dia 12 de março, o Grupo Cicloturismo das Gaeiras irá levar a cabo, conjuntamente com a Davita (Centro de Diálise de Gaeiras) e a Associação Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG), a celebração do Dia Mundial do Rim.
Esta atividade destina-se a toda a comunidade, cujo objetivo é sensibilizar a população em geral para as doenças renais, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, que possam estar em risco. É crucial promover a educação para a saúde, consciencializar a população para a importância de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até à idade adulta. A deteção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável são fortes aliados para evitar o aumento do número de casos das doenças renais crónicas.
Para além de testes de despiste glicémico e de tensão arterial, entre as 09h30 e as 13h00, a organização realiza, a partir das 10h30, um pequeno passeio de bicicleta pela vila (para todos) e uma caminhada pela Ecopista de Gaeiras. Em ambas as ações irá ser feita uma visita guiada ao Centro de Diálise de Gaeiras.
O local onde vai decorrer a celebração do Dia Mundial do Rim é uma zona tradicionalmente conhecida por “O Pombal”.
Em Portugal, as estatísticas apontam para que cerca de 800 mil pessoas sofram de Doença Renal Crónica, estando em tratamento 18 mil doentes (dois terços em diálise e um terço transplantados), sendo a prevenção primária fundamental para diminuir o número de pessoas que sofrem desta doença. [fonte: www.portaldadialise.com]