III Troféu Santo Huberto em Óbidos

Prova para caçadores no dia 18 de Junho

910

Decorrerá no dia 18 de Junho, em Óbidos, a terceira edição do Troféu Santo Huberto, patrono dos caçadores, com concentração a partir das 07h00, na sede da Associação Sociedade Cultural e Recreativa Pinhalense, Pinhal, Óbidos.

São objetivos das provas de Santo Huberto, para caçadores com cão de parar, promover o espírito desportivo do caçador, formá-lo na correta prática do ato cinegético, tendo em consideração os aspetos técnicos, legais e cívicos, a função e utilização do cão de parar, num quadro de respeito pela natureza e pela ecologia. Portugal tem uma grande tradição nacional e um longo e brilhante palmarés a nível internacional, contando, inclusive, com vários títulos mundiais. [Fonte: www.santo-huberto.net]

A exemplo dos troféus anteriores, há a possibilidade de inscrever, para a prova de Óbidos, dois cães. Inscrições através dos seguintes contactos: 917 642 265 ou 960 021 683.

A organização é da Associação de Caçadores e Pescadores das Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Usseira, e conta com o apoio do Município de Óbidos.

É no dia 3 de Novembro de cada ano que se celebra o dia de Santo Huberto. Para além de patrono dos caçadores é invocado pelos matilheiros, arqueiros, guardas florestais, matemáticos, fundidores, peleiros, para os cães, pelos bispos que tem que governar regiões muito problemáticas, pela cidade de Liège e ainda para curar as mordeduras de cães e a raiva. Santo Huberto viveu no período medieval, entre 656 e 728. Morreu no dia 30 de Maio de 727 e canonizado em 743.[Fonte: www.santo-huberto.net]

Cartaz

Press Release (pdf)