Semana Internacional de Piano volta a trazer a beleza da música a Óbidos

De 8 a 21 de Agosto

1103

A XXII Semana Internacional do Piano de Óbidos (SIPO) decorre de 8 a 21 de Agosto. A SIPO 2017 reúne, mais uma vez, em Óbidos, grandes personalidades do mundo da música e, especialmente, do piano. É atualmente um dos eventos musicais mais destacados do nosso País, com largas repercussões a nível internacional.

A SIPO vai trazer, à vila de Óbidos, músicos de renome internacional num encontro com jovens estudantes de música, vindos de todo mundo, reunidos num desejo de aperfeiçoarem os seus conhecimentos musicais.

Durante estes dias, a música de piano enche por completo o burgo medieval de Óbidos: tanto pelos cursos dos Master Classes, que durante o dia decorrem paralelamente em vários locais, como pelos 11 concertos que integram o Festival deste ano e que, à noite, chamam um público cada vez mais numeroso e entusiasta.

Uma das novidades de 2017 passa pelo primeiro concerto se realizar no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, dia 9 de Agosto, com Fausto Neves. Outra novidade passa pela atribuição, pela primeira vez, do “Prémio ACIM” à melhor interpretação de uma obra de um compositor português.

A SIPO é promovida pela Associação de Cursos Internacionais de Música de Óbidos (ACIM) com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos e do Governo Português, através do Ministério da Cultura, entre outros.

Cursos de Formação e Aperfeiçoamento
O programa da SIPO 2017 segue o mesmo conceito pedagógico dos anos anteriores, facto que até agora tem provado atrair tanto os alunos das Master Classes como o público assistente. Os participantes das Master Classes têm dado especial importância ao facto da SIPO lhes permitir uma formação continuada com excelentes pedagogos.

Concertos
Os programas dos concertos abrangem obras do repertório musical de todas as épocas. Os executantes são os professores/pianistas da SIPO, artistas convidados e os alunos participantes das Master Classes.
Durante os concertos dos alunos participantes será atribuído o prémio “Antena 2” aos estudantes que mais se destacarem. Este prémio será atribuído pelo voto do público e dos professores das Master Classes. Será atribuído pela primeira vez o “Prémio ACIM” à melhor interpretação de uma obra de um compositor português.

Atividades paralelas
Para além dos Cursos de Formação e dos Concertos do Festival, têm lugar uma Exposição de Fotografia de Ana Carvalho e uma Conferência a cargo de Joaquim Pinto da Silva.

Sobre a ACIM
A Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), com sede em Óbidos, foi constituída em 1996 como uma associação sem fins lucrativos. Os objetivos a longo prazo que presidiram à sua constituição basearam-se na criação, em Portugal, de um núcleo de atividades artístico-culturais de renome internacional que apostasse na qualidade e na continuidade das iniciativas tomadas, sublinhando a importância do elemento internacional na formação de jovens músicos.

A nível local, a ACIM tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento cultural e turístico da Região Oeste já que, entre outras atividades culturais em que predomina a formação musical, a ACIM promove, desde 1996, a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO).

Em 2000, a ACIM decidiu juntar a Música às Belas Artes, iniciando um ciclo de exposições paralelas à SIPO.

A SIPO visa trazer a Portugal, e mais concretamente à vila de Óbidos, local de valor histórico mundialmente reconhecido, músicos de renome internacional num encontro com jovens estudantes de música. Assim, a SIPO é atualmente um dos eventos musicais mais destacados do nosso País, com largas repercussões a nível internacional.

Programa SIPO (pdf)

Exposição Ana Carvalho (pdf)

Press Release (pdf)