“Não nos conhecemos o suficiente e este encontro tem o objetivo de nos aproximarmos”

Óbidos + Leiria: Distrito 4.0

1495

O Parque Tecnológico de Óbidos e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria promovem, hoje, 13 de outubro, o evento “Óbidos + Leiria – Distrito 4.0”, um encontro de networking de profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicação, com representantes de alguns dos principais setores industriais da região.

Na sessão de abertura, o diretor-executivo do Parque Tecnológico de Óbidos afirmou que é muito importante “ter empresas de Óbidos e de Leiria, aqui, a conhecerem-se”, sublinhando que “há um desconhecimento do que se passa, de parte a parte”. Miguel Silvestre explica que este encontro serve “para criar sinergias entre empresas” e, acima de tudo, “fazer com que as empresas da economia digital não se afastem muito das da economia tradicional”, ou seja, “nesta era de transformação digital, como é que estas empresas podem ajudar o setor tradicional”.

Por seu lado, a secretária-geral da NERLEI apresentou dois programas de apoio ao empreendedorismo, que têm o objetivo de “reforçar a competitividade da Região Centro”. Neusa Magalhães realçou a importância deste encontro para a aproximação da região de Leiria com a região Oeste, afirmando que “não nos conhecemos o suficiente e este encontro tem o objetivo de nos aproximarmos”.

Na sua apresentação, a responsável da NERLEI explicou o objetivo do projeto “Empreender Leiria”, que visa contribuir para um aumento do empreendedorismo qualificado das regiões de Leiria e Oeste, através da sensibilização e capacitação de potenciais e atuais empreendedores e público em geral, com vista à concretização de novas iniciativas empresariais em atividades intensivas de conhecimento e/ou tecnologia e em atividades das industrias culturais e criativas.

Neusa Magalhães falou ainda do grupo TICE.Leiria, que envolve e mobiliza toda a cadeia de valor na área das TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica) com o intuito de desenvolver um ecossistema favorável ao crescimento das empresas. “Hoje os desafios nesta área são mais que muitos e este casamento entre a área digital e a área mais tradicional é essencial”, afirmou.

Durante a manhã, os empresários de ambas as regiões tiveram a oportunidade de debater, numa mesa redonda, o tema “De Óbidos a Leiria: há futuro para uma região digital e tecnológica?”.

Galeria de Fotos
Press Release (pdf)