Orquestra Juvenil de Óbidos ganha prémio internacional

II Certamen de Bandas Juveniles “Memorial Francisco Fort”

1731

A Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) ganhou, na categoria online, o concurso de Bandas Juvenis, II Certamen de Bandas Juveniles “Memorial Francisco Fort”, com organização do «El Centro Artístico Musical de Moncada», em Moncada, perto de Valência, Espanha, onde participaram bandas de Espanha, França, para além da de Óbidos. O certame foi realizado nos dias 3 e 4 de Março de 2018.

As gravações que levaram ao vídeo vencedor tiveram lugar no Auditório da Casa da Música, em Óbidos, no passado mês de Dezembro de 2017. Precisamente um mês depois do concerto de apresentação do CD da Orquestra Juvenil, dia 3 de Março, foi divulgado o resultado da votação do Júri, na categoria online:

1º – Orquestra Juvenil da SMRO – 198 pontos
2º – Unió Musical Pobla de Farnals – 180 p
3º – Banda Municipal de Fuencaliente (La Palma) – 175 p
4º – GLISS & DO -Societé Musicale de Veurey (França) – 130 p

Segundo uma nota da direção da SMRO, “é com tremenda satisfação, e um ainda maior orgulho nos nossos jovens músicos e no maestro João Raquel, que comunicamos a obtenção deste prémio”. “Uma vez mais representámos Óbidos, a nossa terra, com enorme honra e sentimento”, acrescentando que “este resultado traz notoriedade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por este grupo, que, com muita dedicação e empenho tem elevado o nome da nossa associação. A direção agradece o empenho e a dedicação do maestro e de todos os músicos”.

“Tenho um orgulho enorme nestes miúdos, que farão para sempre parte da minha história”, disse João Raquel. “Esta Orquestra, sob a minha direção, conquistou o 1° Prémio, na sua primeira participação num concurso internacional, na minha estreia num concurso com orquestra juvenil, onde há as melhores bandas do mundo”, mencionou o maestro.

João Raquel agradece à direção da SMRO por “acreditar sempre no meu/nosso trabalho” e pelo “empenho de todos”. Não esquece a família, “pelo esforço que faz em apoiar os meus desafios pessoais, pois só eles sabem o quanto trabalho diariamente para atingir estes patamares”.

O concurso promove o Centro de Estudos “Mestre Palau” do Centro Musical Artístico de Moncada. Contou com bandas de música e conjuntos Instrumentais (músicos com menos de 18 anos de idade).

Além da participação presencial, nesta edição, a “presença online” também foi aceite. Os vídeos da Orquestra Juvenil da SMRO estão disponíveis no seu canal YouTube: Link Youtube

O Município de Óbidos dá os parabéns à Orquestra Juvenil da SMRO pela conquista deste Prémio.

Press Release (pdf)