Equipamento informático para alunos dos vários ciclos de ensino é entregue

Investimento de 70 mil euros por parte do Município de Óbidos

1317

Estão a ser distribuídos hoje, sexta-feira, 15 de Maio, na Escola Josefa de Óbidos, os 120 computadores e os 83 hotspots para ligação à internet, para acudir às necessidades de algumas famílias do concelho de Óbidos, que, por falta de equipamento e internet, não têm acesso ao tele-ensino em tempo de pandemia. Um investimento de 70 mil euros por parte da Câmara Municipal de Óbidos, tendo a identificação dos alunos e a atribuição dos equipamentos sido feita pelo Agrupamento de Escolas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, “o importante são as pessoas e, por isso, tudo o que gastarmos em seu nome é investimento”. O autarca explica que se tratam “de computadores e também de ligações à internet, uma vez que, neste particular, são necessárias as duas coisas para que os alunos possam aceder ao tele-ensino”.

Humberto Marques esclareceu ainda que, “numa situação normal, [estes equipamentos] teriam custado 30 ou 40 mil euros, mas para respondermos com rapidez, e porque o mercado está em falta, tivemos de ir aos fornecedores com equipamentos disponíveis, com características diferentes, a um valor mais caro, ou seja, a rondar os 70 mil euros”.

Todas as escolas do concelho vão beneficiar destes equipamentos, nomeadamente os Jardins-de-Infância, os três Complexos Escolares (Arcos, Furadouro e Alvito), que têm 1.º e 2.º ciclos, e a Escola Josefa de Óbidos, com 3.º ciclo e secundário.

Quantidade Tipo de Equipamento
83 Router 4G
21 Tablet Huawey MediaPad T5
29 Portátil 1 Lenovo V15 – ILL i3
18 Portátil 2 Lenovo V130-15IKB
52 Portátil 3 Lenovo IP S145 15API 998