Atelier do Arelho é um Espaço de Investigação

Jardim de Infância

835

O Atelier do Jardim de Infância do Arelho é um espaço em constante transformação, um lugar preenchido por inúmeras metamorfoses. Acolhe pequenos grupos de crianças e que através dos livros, da leitura, de imagens visuais, “lengalengas” e do universo infinito das histórias pode levar as crianças a descobrir o mundo e criar memórias.

O Atelier é um lugar que desafia o imaginário, que acolhe o olhar, a escuta e a curiosidade do leitor. Um espaço de vivências e de experimentações. Um lugar que cria relação e diálogo entre as crianças e as matérias e os materiais. Um espaço que fomenta as teorias e pensamentos das crianças.

Um lugar onde a natureza habita e respira a sua simplicidade, como uma extensão do corpo, da natureza que nos envolve lá fora.

Um lugar de experimentação, pesquisa, investigação e de exploração onde é permitido às crianças no seu estado criativo a tentativa e o erro, para a descoberta e reflexão. O Atelier é um estado “corpo”, que evoca a relação entre a arte e a educação. É uma célula que dá corpo ao “espaço Atelier”, que se entrelaça em múltiplas linguagens.

O testemunho de algumas crianças sobre o Atelier.

O Atelier é …

– “Um lugar de aventura” (E., 6 anos)
– “É um sítio onde nós fazemos experiências e que vamos caminhar na natureza ver.” (J., 5 anos)
– “É o lugar onde podemos pensar e fazer muitas coisas.” (C., 5 anos)
– “É o lugar onde faço desenhos de observação e experiências. Quando vamos passear descobrimos coisas novas e brincamos.” (M., 6 anos)
– “Um lugar para aprender e para mexer em coisas novas, observar, descobrir, fazer experiências, com a lupa, a luz…vamos passear para encontrar coisas que são importantes e que podemos observar e trazer para o Atelier. Eu gosto de ver as coisas no retroprojetor.” (S., 5 anos)
– “O Atelier é fixe, faço construções. Vamos passear para ver algumas coisas.” (G., 4 anos)
– “É onde pintar com aguarelas, gosto de ir passear para apanhar flores e descobrir cogumelos, e de ir passar nas poças com os meus botins. Gosto dos livros do Atelier, são diferentes, têm imagem de dinossauros. Gosto de fazer coisas diferentes, gosto de lá estar muito tempo.” (C., 4anos)
– “O Atelier é muito divertido porque faço coisas divertidas, construções. Vamos passear, gosto de ir ver as coisas da natureza, gosto de fazer experiências para aprender, é muito divertido.” (A., 4 anos)
– “É um lugar de brincar, fazer construções e fazer coisas com uns brinquedos diferentes de madeira e de cartão, é um lugar para experimentar o barro, a luz, as aguarelas. O Atelier é quando vamos passear na rua encontramos coisas na natureza.” (A., 5 anos)
– É uma sala de experimentar coisas, são experiências diferentes que eu gosto muito e quando vamos à rua vamos observar, a escutar e a descobrir cogumelos, flores, terra, coisas da natureza. Podemos ir apanhar cerejas?” (A., 4 anos)
– “Fiz um saco numa máquina da costura que fazia tec…tec…tec… ela andava muito depressa e gosto de brincar com dinossauros aqueles brauuuu!!! Gosto de ir ao atelier às escondidas!” (L., 3 anos)
– “O que mais gosto de fazer no Atelier é fazer barro, quando vamos passear vamos nos divertir e ver coisas, gosto de andar na aldeia e descobrir sítios novos.” (D., 4 anos)