Semana Santa de Óbidos em imagens

Decorreu de 1 a 8 de Abril

1154

A Semana Santa de Óbidos, um dos melhores cartazes da Vila, decorreu de 1 a 8 de Abril de 2012. Revelando tamanho realismo e emoção, as cerimónias religiosas e culturais, atraem milhares de pessoas nesta época do ano.

O momento alto das celebrações é o Domingo de Ramos, onde se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. Nesse dia tem lugar a Procissão dos Passos que percorre algumas das ruas calcetadas, dentro e fora das muralhas do Castelo de Óbidos.

Também na Sexta-feira Santa, realizou-se a Via Sacra que percorreu as ruas da Vila. No mesmo dia, saiu da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, sem outra iluminação que não sejam os archotes, transportados por jovens colocados em pontos-chave da passagem do cortejo, constitui outro momento de grande emoção.

Na noite de sábado, sob a luz de archotes, teve lugar a Procissão da Mudança das Imagens, que consiste em retirar as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora da sua igreja de origem, seguindo em cortejo desde a Igreja da Misericórdia até à Igreja de Santiago.

As cerimónias pascais em Óbidos terminaram no Domingo de Páscoa, na Igreja de São Pedro, onde foi celebrada a Missa da Ressurreição, onde a igreja nasce e vive do anúncio de “Cristo Vivo”.

A par com o programa religioso, Óbidos propôs um programa cultural adequado ao período que se vive, como complemento das celebrações da Semana Santa.

Galeria de fotos Semana Santa Óbidos 2012 – www.cm-obidos.pt/ss2012

Programa Semana santa Óbidos 2012 (pdf)