Candidatura ao projeto Ler+ Mar aprovada

Agrupamento de Escolas Josefa d'Óbidos

1088

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, através da biblioteca da Escola Básica e Secundária, viu aprovada a sua candidatura ao projeto Ler+ Mar para o ano letivo de 2018/2019. Este projeto, resultante de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), a Aporvela e o jornal Público visa a promoção da leitura e escrita de diferentes tipos
de textos, científicos e literários, relacionados com o mar, a sensibilização para um desenvolvimento sustentável do oceano e dos recursos marinhos e o reconhecimento do mar enquanto ambiente propício
ao encontro de povos, línguas e culturas, entre outros objetivos.

A proposta submetida pelo Agrupamento de Escola Josefa de Óbidos propõe-se desenvolver um conjunto diverso de atividades, envolvendo todos os ciclos de ensino e Pré-Escolar, culminando em Abril com o Festival Torrente. Destaque para a palestra “O Mar enquanto Caminho dos Povos” que abordará a crise migratória na Europa e os populismos, numa parceria com o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo, a conceção de um receituário da Lagoa de Óbidos, uma travessia da lagoa aberta à comunidade, seguida de visita guiada à zona envolvente e habitações de trabalho dos pescadores da Lagoa de Óbidos, a I Mostra de Videopoemas e o ciclo “Leituras do Mar”.

Ainda durante o primeiro período os alunos tiveram oportunidade de participar numa ação de limpeza na Praia d´el Rei promovida pela Liga de Proteção da Natureza, recolhendo microplásticos que foram, posteriormente, utilizados em prática laboratorial no âmbito da disciplina de Físico-química.

O encerramento do projeto acontece com o festival Torrente. Aberto à comunidade incluirá as Tasquinhas da Lagoa – uma mostra de gastronomia da lagoa, a cargo do curso Profissional de Cozinha – um concerto pela Academia de Música de Óbidos, a performance Abominável Lixo e a apresentação do Manifesto da Lagoa. Estará também patente uma exposição de trabalhos do Pré-Escolar e Ateliês Criativos intitulada “Baleia”. Por ser um dos selecionados a nível nacional, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos viu ser-lhe atribuída uma verba de 1000€ para aquisição de fundo documental.