Museu Paroquial de Óbidos inaugura exposição “Do Povo ao Rei”

Celebrando o Santuário do Senhor Jesus da Pedra

2397

Inaugura, no próximo dia 3 de Maio, no Museu Paroquial de Óbidos, a exposição “Do Povo ao Rei – celebrando o Santuário do Senhor Jesus da Pedra”.

No momento em que o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, Monumento de Interesse Público, volta a resplandecer no horizonte da Vila de Óbidos, resultado das obras de conservação e restauro a decorrerem presentemente, é oportuno reviver a história do imóvel e devolver-lhe a importância de outrora, restituindo-lhe a magnitude e beleza arquitetónicas.

A Fé do Povo determinou a magia da imagem de Jesus esculpida em pedra, de formas toscas, encontrada entre “silvados”, dotada de poderes que se sentiam nas Graças Divinas com que os homens e mulheres eram presenteados.

Nesta mostra, são expostos os testemunhos de homens e mulheres que lhe dedicaram ex-votos – pequenas obras de arte, de estética simples e despojada, símbolos marcantes dos momentos de Fé vividos.

No Milagre da imagem, também o Rei D. João V fez Fé, promovendo a construção do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, que apoiou com meios, designando D. Tomás de Almeida, Primeiro Cardeal-Patriarca de Lisboa, para orientar o projeto, contando também com o envolvimento da população, que contribuiu com valores, géneros e terras.

Do Povo ao Rei e de volta ao Povo é a natureza deste Santuário, pelo que a exposição é uma pequena materialização da história deste templo, que versa a lenda do Senhor da Pedra, a crença do Povo, o lugar, a Fé do Rei e do Barroco em Óbidos.

Cartaz