Iguarias de Óbidos nas 7 Maravilhas Doces de Portugal

Doce de pêra e ginja e Capinha d’Óbidos

8416

Óbidos apresentou-se a concurso com a Capinha d’Óbidos e o Doce de pêra e ginja, ambos certificados com o Selo Oficial de Nomeados. Trata-se de um concurso nacional que irá eleger os melhores sete doces do País.

A Capinha d’Óbidos é um doce de receita familiar, cujo nome vem da família de Anabela Capinha, que leva ovos, manteiga, limão e diversas especiarias que permanecem em segredo, sendo depois amassado à mão. Este bolo em forma de ferradura é, por fim, levado a cozer num forno a lenha.

O Doce de pêra e ginja é uma compota que reúne um dos sabores típicos de Óbidos, a ginja, com pêra, elaborado pela marca Sem Segredos, nascida dentro do Programa Ativa-te, no Espaço Ó, em Óbidos.

Na 1ª fase eliminatória, estando dentro dos melhores 21 doces do distrito de Leiria, ficou o Doce de pêra e ginja .

Estiveram em votação, pelo Painel de Especialistas, todos os Doces Nomeados. Dia 17 de Abril fiocu a saber-se quais os Doces que passaram à fase de 21 Doces por Distrito. Já na passada terça-feira, dia 7 de Maio, realizou-se um programa especial 7 Maravilhas na RTP1, onde foram divulgados os 7 doces que irão representar cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas nos programas RTP1 a serem realizados entre Julho e Agosto.

A final do concurso dar-se-á em Setembro na RTP1 e é votada pelo público.

Para mais informações consulte: 7maravilhas.pt

Press Release (pdf)