Projeto MYMachine seleccionado para “nobel” da sustentabilidade

Finalista do prémio Katerva, na categoria Educação e Recursos Humanos

1247

O projecto MyMachine foi seleccionado em San Diego, Estados Unidos da América, como finalista do prémio Katerva, na categoria “Educação e Recursos Humanos”. Este prémio, considerado pela Reuters como o “Prémio Nobel” da sustentabilidade, pretende identificar e reconhecer as melhores ideias com impacto global.

Ana Sofia Godinho, coordenadora do MyMachine Portugal, com sede em Óbidos, refere que “esta distinção é um motivo de orgulho e de reconhecimento dos nossos parceiros de Óbidos, Vila Nova de Famalicão e Campo Maior”, os três concelhos, em Portugal, que têm o projecto implementado.

“O MyMachine está a crescer, com mais regiões com interesse em integrarem a rede global e este reconhecimento veio reforçar a necessidade destes projetos fazerem parte das nossas escolas”, refere ainda Ana Sofia Godinho, que é também chefe de divisão de Educação da Câmara Municipal de Óbidos. A responsável afirma que “vivemos num momento crucial para termos a inovação e a criatividade ao serviço da Educação, por isso, continuamos a acreditar que são projetos como o MyMachine que fortalecem um conjunto de competências para o presente e para o futuro”.

Sobre o MyMachine:
Já imaginou uma máquina para ter ideias? Ou uma máquina para acabar com o medo do escuro ou com os pesadelos? Com o MyMachine tudo isto é possível!

A ideia base deste projeto é simples: Trabalhar a criatividade e a inovação na Educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

Implementado em diversos países, o projeto MyMachine tem como objetivo promover as áreas científicas e tecnológicas, através da implementação de uma metodologia que permite a colaboração entre crianças e alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, ensino profissional e universitário, e outras entidades.

Juntos transformam ideias de máquinas em realidade.

Para mais informações: http://mymachineportugal.org/