Câmara Municipal de Óbidos recebe prémio nacional da mobilidade em bicicleta

Sinalética de sensibilização aos automobilistas colocada em Julho

1149

O Município de Óbidos foi premiado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta pela colocação de sinalética de sensibilização aos automobilistas, para salvaguardarem a distância mínima de 1,5m ao ultrapassarem ciclistas, garantindo a sua segurança. Os prémios, atribuídos no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, foram entregues na quinta-feira, dia 17 de Setembro, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras.

A iniciativa foi implementada, em Óbidos, em Julho, no âmbito do programa nacional “Município Amigo do Ciclista” e estende-se em cerca de uma dezena de locais identificados como os mais utilizados por ciclistas (EN8, EN114 e algumas estradas municipais), logo mais propensos a situações em que as medidas de prevenção devem ser aplicadas mais frequente e atentamente.

Segundo a vereadora Margarida Reis, que recebeu o prémio, “com esta iniciativa, o Município pretende incentivar o uso da bicicleta como forma de mobilidade e sensibilizar os automobilistas para o distanciamento de segurança”. A autarca com o pelouro do Desporto afirma ainda que “a colocação da sinalética contribui para a transformação do território e, com este propósito, sentimo-nos mais determinados em prosseguir esta política amiga da mobilidade suave e, em consequência, dos nossos munícipes”.

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, o presidente da Federação de Cicloturismo, Manuel Caetano, e o presidente da EMEL, Luís Marques.

Recorde-se que no âmbito da atribuição do Prémio Nacional de “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas diversas categorias. Em 2020 foram galardoadas as seguintes categorias: Autarquias e Freguesias, Associações e Clubes, Instituições de Ensino, Ativismo e Intervenção Social, Cidadania e Entidades Públicas.

Press Release (pdf)